O show do ‘Now United’ e a tal da ‘cola’

Para fortalecer o vínculo com as filhas pré-adolescentes vale até viajar para assistir a show de grupo pop em São Paulo; o fundador do curso "Vou ser pai, e agora?", Fernando Dias, fala sobre a importância de mostrar interesse pelos novos gostos dos filhos quando eles começam a crescer

318
Gabriela, (esquerda) e Eduarda (direita), filhas de Fernando Dias, no show Now United, em São Paulo
Gabriela, (esquerda) e Eduarda (direita), filhas do colunista Fernando Dias, no show Now United, em São Paulo
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Há alguns anos eu fiz um curso de mergulho e quando entrei no barco para fazer a prova final do curso, logo percebi um pai, com seus quarenta e poucos anos, acompanhado da filha, que está na pré-adolescência, por volta de uns doze anos de idade. Curioso das relações entre pais e filhos, não me contive e fui lá puxa conversa com eles. 

Ele me disse que os dois tinham acabado de terminar o curso juntos e disse também uma coisa que eu nunca mais esqueci: que a filha estava perdendo o interesse pelos programas em família e que, fazer um curso de mergulho junto com ela, era uma forma de criarem uma “cola”, uma forma de viajarem juntos e de terem um momento só deles. 

E esse final de semana que passou, foi a minha vez. 

Minhas filhas amam uma banda internacional chamada “Now United”. Essa semana a banda esteve em São Paulo e nós levamos as crianças para assistir ao show. 

Acontece que eu me preparei para este show. 

Eu pedi a elas que me ensinassem as músicas do disco novo, estudamos as letras, traduzimos algumas partes e decoramos os refrões. Fizemos isso inúmeras vezes nos últimos dias enquanto estávamos indo e voltando da escola. 

Durante o show eu sabia cantar a maioria das músicas. Foi muito legal participar ativamente daquele momento com elas. Afinal, eu estava ali por elas. 

Fato é que, quando nossos filhos atingem a fase da pré-adolescência, é muito comum que eles comecem a ter seus próprios gostos musicais, seus próprios jeitos de vestir, suas séries e bandas favoritas. 

Quando você notar que isso está acontecendo, é importante que você reconheça e legitime os gostos e sentimentos da criança. É importante que você se interesse pelo que ela está assistindo, que leia a respeito, que se inteire dos assuntos e dos gostos da criança. Essa é uma das mais importantes ferramentas de “cola”, e de criação de vínculo afetivo que vocês podem ter.   

Quando uma criança cria esse vínculo de confiança com os pais, ela se sente mais à vontade para se abrir, para conversar a respeito dos seus dramas, dos seus dilemas, de falar sobre suas dores e sobre seus amores, enfim… Quando seu filho percebe que pode confiar em você, abre-se um canal muito poderoso de comunicação entre pai e filho. 

Você não precisa fazer um curso de mergulho ou pegar um avião e ir para outra cidade assistir a um show para colocar isso em prática. O que você precisa fazer é se interessar e conversar com seus filhos sobre as coisas que eles gostam, sobre os seus interesses.

Faça isso de forma legítima, sem julgamentos, sem críticas. Faça isso com interesse em se aproximar e fortalecer o vínculo entre vocês. E para que isso aconteça, só depende de você. 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui