Seu filho não gosta de ler? Veja 5 dicas para incentivar o hábito de leitura

A psicoterapeuta infantojuvenil Helen Mavichian destaca a importância da literatura para o desenvolvimento de crianças e dá dicas para pequenos lerem mais. Confira!

331
Dicas para incentivar a leitura; menina entediada com livro
É muito importante estimular o hábito de leitura desde cedo
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A literatura é uma ótima aliada para o desenvolvimento da criança e só traz benefícios aos leitores de todas as idades. Mas, com tanta tecnologia hoje em dia, os livros nem sempre são a opção mais atraente para as crianças. No entanto, para a psicoterapeuta infantojuvenil Helen Mavichian, quando o filho não gosta de ler, valem todos os esforços para mudar este cenário. “É fundamental incentivar a leitura, pois é algo muito importante e essencial para a vida da criança. Por meio dela, é possível desenvolver habilidades como concentração, memória, raciocínio e compreensão, além de ampliar a capacidade criativa“, afirma a especialista.

Segundo a psicoterapeuta, os livros também são uma ótima ferramenta para trabalhar as emoções dos pequenos. “A leitura faz com que eles fiquem imersos na história e criem uma conexão com o livro que está lendo. Existem leituras que exploram os sentimentos, outras que falam sobre questões sociais e algumas que exemplificam problemas ou ensinamentos relacionados ao comportamento”, destaca Mavichian.

LEIA TAMBÉM:

Quando um hábito é estimulado desde cedo, os resultados podem ser ainda melhores e maiores. Para isso, os pais têm um papel fundamental – e é mais fácil do que parece. “Os pais podem incentivar a leitura infantil em casa também, no ambiente familiar, através de algumas atitudes simples”, diz. Confira dicas de Helen Mavichian para motivar seu filho a ler mais!

1. Invista em livros físicos

A grande vantagem está no estímulo sensorial, afinal, a criança consegue pegar e mexer nas páginas. “Apostar mais em livros físicos do que digitais pode fazer muita diferença no desenvolvimento de uma criança, pois possibilita a estimulação do tato e de sentir o cheiro, tendo a percepção relacionada a vários sentidos através das páginas e da capa”, afirma. Além disso, a visualização também é melhor sem as telas. “Elas podem influenciar em dores e desconfortos como vista cansada. A luminosidade da tela também pode causar dores de cabeça após a leitura”, explica a psicoterapeuta.

2. Crie um cantinho de leitura

“Criar um cantinho da leitura pode ser uma maneira simples de envolvê-los com a literatura”, diz Mavichian. Por isso, escolha um ambiente bem iluminado e junte todos os livrinhos infantis da casa. Faça uma decoração divertida e lúdica, traga brinquedos, almofadas, puffs e um tapete bem quentinho para cativar a atenção da criança.

3. Organize uma contação de história

“Se você mora em condomínios em que há mais crianças, estimule a contação de histórias em grupo e a troca de livros com coleguinhas”, recomenda a especialista. Ela também lembra que as bibliotecas públicas costumam ter eventos para incentivar o hábito da leitura que podem ser uma ótima opção.

4. Seja o exemplo

As crianças sempre absorvem tudo que veem ao redor. Se elas verem que os pais costumam ler, também será um empurrãozinho para elas. “Leia sempre e seja um exemplo para a criança, buscando conversar sobre o que você aprendeu com cada livro. Inspirar os filhos a buscar o conhecimento e mergulhar no universo da leitura também pode facilitar a que tomem gosto pelos estudos. Pense nisso”, ressalta Helen Mavichian. 

5. Respeite os interesses

“O momento de apreciar a leitura precisa ser agradável e divertido. É importante ter prazer em ler, mas lembre-se sempre de respeitar os interesses dos pequenos”, alerta a psicoterapeuta. Introduza livros de diferentes assuntos para descobrir qual agrada mais o seu filho. E se ele não quiser ler de jeito nenhum no momento, respire fundo e tenha paciência, o melhor é tentar novamente em outra hora.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui