Férias de verão: conheça os destinos preferidos das famílias no Brasil e no exterior

Levantamento feito por plataforma de venda de viagens mostra quais cidades tiveram maior procura para os meses de dezembro e janeiro; confira ainda os documentos exigidos para viajar com crianças

194
Pai brinca na piscina com filha na boia
Lugares de praia e resorts são disputados nas férias do verão | Crédito: depositphotos. com
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Com a chegada do verão e as férias escolares nos meses de dezembro e janeiro, muitas famílias aproveitam para viajar e curtir um tempo de qualidade em companhia dos filhos. Segundo levantamento da plataforma de pesquisa e compra de viagens Maxmilhas, as viagens com mais de três pessoas aumentaram nesse periodo, sendo os destinos de praia os mais procurados por esse público (veja lista abaixo).

Na região sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro seguem a tendência anual, sendo destaque na primeira e segunda posição do ranking, respectivamente. O Nordeste também tem alta demanda, reunindo quatro dos dez destinos mais comprados na temporada: Recife (3ª), Salvador (5ª), Fortaleza (6ª) e Maceió (7ª). As principais capitais da região contam com praias disputadas, que oferecem belezas naturais mas também tranquilidade e muita opção de lazer, principalmente para as famílias com crianças. Além disso, há uma grande oferta de resorts e lugares paradisíacos nas redondezas urbanas. Em Fortaleza, por exemplo, destaque para o Beach Park, parque aquático que fica próxima da capital cearense e é uma atração concorrida ppara quem busca diversão e aventuras radicais em piscinas e tobogãs.

No sul do país, Porto Alegre – que aparece na quarta posição do ranking de destinos para viagens em família – tem como atrativo o Natal dos Encantos, com shows, espetáculos e concertos gratuitos pela cidade. Outro destino que cai no gosto dos viajantes no final do ano é Florianópolis, oitava colocada. Além das diversas praias da ilha, há muitas outras opções no sul e no norte do estado, sendo possível ainda esticar a visita até o parque temático Beto Carrero World, situado na Penha, a cerca de 120 km da capital catarinense.

Belém também desponta como uma opção muito procurada nesta época do ano, na nona posição. Para quem deseja conhecer um pouco das belezas e da cultura do Norte do país, a capital do Pará é um ponto de partida, com seus parques, mercados, atrações turísticas e gastronômicas. Por fim, fechando a lista, Brasília fica mais tranquila no fim e no começo do ano e, sem dúvidas, é uma boa pedida para idas aos parques e para fazer um tour pela cidade e conhecer sua arquitetura moderna.

LEIA TAMBÉM:

Os dez principais destinos representam 57% das compras desse perfil de passageiros na plataforma da Maxmilhas. Confira abaixo a lista completa dos 10 destinos nacionais mais reservados para viagens em família de dezembro de 2023 a janeiro de 2024.

Destinos nacionais mais procurados para viagens em família:

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Recife
  4. Porto Alegre
  5. Salvador
  6. Fortaleza
  7. Maceió
  8. Florianópolis
  9. Belém
  10. Brasília

Destinos internacionais 

Já para viagens internacionais, o Estados Unidos é o destino favorito das famílias brasileiras, com três cidades na lista: Miami, Orlando e Nova Iorque. A América do Sul também conta com três destinos relevantes (Santiago, Buenos Aires e Montevideo). Depois, vem África do Sul, com Cidade do Cabo e Joanesburgo e, por fim, a Europa, com destaque para Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha). Confira a lista:

  1. Miami (EUA)
  2. Orlando (EUA)
  3. Santiago (Chile)
  4. Buenos Aires (Argentina)
  5. Cidade do Cabo (África do Sul)
  6. Joanesburgo (África do Sul)
  7. Nova Iorque (EUA)
  8. Lisboa (Portugal)
  9. Madri (Espanha)
  10. Montevideo (Uruguai)

Documentação necessária para viagens com crianças

Para que a viagem transcorra sem problemas, é importante observar os documentos e autorizações necessários para as crianças, especialmente se elas estiverem na companhia de apenas um dos pais ou de familiares. Afinal, os menores de idade precisam estar sempre sob a proteção de seus genitores e, nas situações em que um deles ou os dois não estão presentes, é preciso demonstrar que ambos estão de acordo com esta movimentação.

A advogada Ana Paula Duarte Avena de Castro, do escritório Celso Cândido de Souza Advogados, explica que essa documentação muda de acordo com o tipo de viagem. “Deve-se analisar o tipo de guarda, se é unilateral ou compartilhada; se a viagem é nacional ou internacional; o meio de transporte, que pode ser terrestre, aéreo ou marítimo; e principalmente a idade do jovem, se é menor ou maior de 16 anos; além do grau de parentesco com a pessoa que o acompanha”, orienta.

Para viajar com tranquilidade nas férias, Ana Paula detalha como se preparar para cada situação:

Autorização para menores de idade – Para crianças e adolescentes abaixo de 16 anos, a autorização é exigida quando as crianças viajam desacompanhadas ou sem a presença dos pais, responsáveis ou parentes de até terceiro grau (avós, tios, irmãos maiores de 18 anos). “Contudo, é algo simples, basta preencher um formulário disponível nos sites do poder judiciário de cada estado, na parte do Juizado da Infância e Juventude, e reconhecer firma”. Acesse aqui as autorizações de viagem de criança e adolescente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

RG ou certidão? – Maiores de 12 anos precisam levar nas viagens de avião ou terrestre o documento de identidade – abaixo dessa idade a certidão de nascimento é suficiente. “Uma exceção são as viagens de cruzeiro, mesmo estando com os pais, as crianças também precisam de RG”, detalha Ana Paula.

Viagem com apenas um dos pais – Nesta situação, não há necessidade de autorização para viagens nacionais. Contudo, se existe algum problema ou possibilidade de desavença, é recomendado que se tenha a autorização do outro genitor, recomenda a advogada.

Viagem com parentes – Na ausência dos pais, Ana Paula explica que familiares, como os avós, não precisam de autorização. “É simples comprovar o parentesco com os documentos. Porém, para os demais parentes é necessária a autorização dos pais, mesmo se for uma viagem de carro, embora a maioria não o faça”. 

Destinos no exterior – Para viagens internacionais, se a criança estiver com apenas um dos pais, é necessária autorização do outro genitor por meio do formulário que também costuma estar disponível junto com as autorizações, nos sites dos Tribunais de Justiça de cada estado. “Além disso, vale o que foi definido no momento da emissão do passaporte e que consta nele, informando se é permitida a viagem da criança sozinha, apenas com um dos genitores, entre outras situações”, relata a advogada. Ela lembra que o menor também precisa de visto, para os países que exigem essa autorização de entrada, porém os pais podem resolver isso sem ter que levar o filho à embaixada.

Viagens de crianças desacompanhadas – É preciso preencher um formulário específico para crianças que viajam sozinhas. “Em trajetos de avião, a idade mínima permitida é de oito anos, desde que com o serviço de acompanhante, e algumas companhias só aceitam menores desacompanhados em voos diretos”, diz Ana Paula. É importante sempre observar as regras próprias de cada companhia aérea, assim como das empresas de ônibus. “Normalmente, nos ônibus não há serviço de acompanhante, além de haver paradas. Então, os pais devem analisar bem a segurança do menor”, afirma.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui