A nutrição e o esporte na boa formação do cérebro

208
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Bruno Araújo e Sérgio Gomes da Silva

A nutrição inadequada ou deficiente, particularmente durante a infância, pode prejudicar o funcionamento normal do cérebro e dos processos cognitivos, como a memória, a atenção, a percepção, a linguagem, o raciocínio, a imaginação e o pensamento. Bilhões de células nervosas e novas conexões são adicionadas conforme o cérebro se desenvolve e serão esses os componentes responsáveis por enviar e receber os sinais que ajudarão no desenvolvimento do QI (quociente de inteligência), da linguagem e da atividade motora das crianças.

Tais fatos só reforçam a relação que há entre uma boa alimentação e o desenvolvimento do sistema nervoso. O período vital de maior crescimento do cérebro humano se inicia na 13ª semana de gestação e vai até o terceiro ou quarto ano de vida. Após o nascimento, o cérebro do bebê continua em pleno desenvolvimento.

Durante os seis primeiros meses de vida, o leite materno é o único alimento do recém-nascido. Com o passar do tempo, novos hábitos alimentares são incorporados, da ampliação do cardápio à definição de horários para as refeições. Muitas vezes, porém, os pequenos não aceitam bem essa rotina e podem “pular”, por exemplo, o café da manhã, refeição que é considerada a mais importante do dia para a manutenção de uma boa atividade cognitiva.

Apesar disso, uma pesquisa americana relata que aproximadamente 60% das crianças nos Estados Unidos vão para a escola diariamente sem comer, ficando um longo período em jejum — do jantar, por volta das 18h30, ao almoço do dia seguinte. Embora não haja estudos epidemiológicos no Brasil a esse respeito, acredita-se que tal realidade também seja comum em nosso país.

Pesquisas recentes mostram a importância do café da manhã nas atividades de aprendizagem, memória e atenção em crianças com idade escolar.

Pesquisas recentes mostram a importância do café da manhã nas atividades de aprendizagem, memória e atenção em crianças com idade escolar. Relatórios atuais descrevem que o consumo da refeição matinal (o mesmo vale para o almoço) pode beneficiar positivamente o aprendizado em atividades acadêmicas. Por exemplo, crianças da 3ª a 6ª série (atuais 4º ao 7º ano) que participavam do programa de café da manhã oferecido pela escola obtiveram rendimento significativamente melhor na leitura e na resolução de problemas lógicos, bem como apresentaram um decréscimo nas ausências e no atraso na entrega de tarefas escolares.

O exercício físico também é importante para o desenvolvimento das crianças, pois melhora a atenção e a memória, além de estimular a cidadania. Muitos trabalhos científicos comprovam a potencialização do aprendizado daqueles que praticam atividade física regularmente, proporcionando também benefícios preventivos que culminarão na saúde global do indivíduo.=

*Bruno Araújo e Sérgio Gomes da Silva A nutrição e o esporte na boa formação do cérebro
Bruno Araújo é nutricionista, doutor em neurociência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Pós-doutor pela University of California, San Diego (UCSD). Pesquisador do Laboratório Nacional de Biociência (LNBio). Sérgio Gomes da Silva é fisioterapeuta, mestre em engenharia biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes e doutor em neurologia e neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui