Você dá atenção a seu filho quando ele fala com você?

Ignorar a criança ou mesmo reprimi-la se ela interrompe a conversa dos pais com outro adulto pode dar a entender que ela não é importante nem aceita em sua família

647
Ser aceito
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Normalmente como mãe, e eu me incluo nisto, pensamos no que fazer para não errar na educação de nossos filhos. Observamos nossos comportamentos indesejados e rezamos para que eles não nos copiem. Mas não é fácil evitar que isso ocorra. Na verdade, é um desafio e tanto. Muitas vezes, por mais esforço que façamos, quando nos damos conta, os filhos já estão reproduzindo os mesmos comportamentos dos pais.

Mas dá para mudar isso. Vamos juntas identificar no seu passado um evento que ao invés de construir habilidades emocionais fortalecedoras, tenha gerado uma destruição de suas habilidades? Vamos fazer isso para que você perceba e se conscientize do que aconteceu e não repita o mesmo com seu filho.

Quando seu filho chega perto de você e chama a sua atenção, dizendo que quer falar algo e você está conversando com outro adulto, o que você responde? “Claro filho, a hora que quiser”. Ou responde: “Agora não, você não está vendo que eu estou conversando? Tenha mais
respeito!”.

Se você deu a segunda resposta você está dizendo ao seu filho que ele não é importante. Ele cresce em um ambiente onde não se sente aceito por aqueles que deveriam amá-lo incondicionalmente.

E qual o impacto disso na vida dele? Aparentemente é uma ação inofensiva. Mas pode fazer com que seu filho cresça com a necessidade de se sentir importante para alguém, de ser reconhecido. Pode ser que ele viva uma busca frenética em ser aceito pelos outros, desenvolvendo comportamentos ansiosos, achando que nada está bom e que sempre lhe falta alguma coisa.

O desejo de ser aceito e reconhecido é tão forte que qualquer rejeição o faz desistir, podendo destruir um futuro promissor. E isto tudo, simplesmente, porque ele não se sentiu aceito por quem deveria.

Então, quando seu filho lhe chamar e você estiver conversando com outro adulto, peça licença veja do que seu filho está precisando.

Se as interrupções continuarem, diga que o ama, pergunte o que pode fazer para ajudá-lo e assim poder concluir a conversa que está tendo. Cuide disto, porque a falta de reconhecimento que você demonstrou a ele pode gerar uma necessidade emocional desnecessária e que ele carregará por toda a vida.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui