Por que dizer ‘não’ pode ser tão difícil para você?

Embora cada pessoa seja única e as razões por trás da incapacidade de dizer "não" variam de uma pessoa para outra, há um aspecto em comum '‒ o fundamento básico é o mesmo", afirma a psicóloga Andrea Romão

289
Mulher de cabelos longos está com palma da mão esticada à frente de seu corpo
Para algumas pessoas, dificuldade em dizer "não" está relacionado ao receio de não serem aceitas e amadas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quantas vezes você se pega concordando em fazer alguma coisa que não tem tempo para fazer, não pode pagar, ou simplesmente não quer fazer? Quantos favores já fez e sentiu-se sendo aproveitado depois? Quantas vezes abriu mão de seu prazer e bem-estar em prol de alguém apenas pelo fato de que não consegue dizer “não”?  

Por que dizer “não” é tão difícil para você?

Embora cada pessoa seja única e as razões por trás da incapacidade de dizer “não” variam significativamente de uma pessoa para outra, há um aspecto em comum ‘‒ o fundamento básico é o mesmo.

Temos uma estrutura de “prova” dentro do nosso subconsciente indicando que o “não” está ligado a algo que é prejudicial. Pode ser algo como desaprovação, crítica, perda de algo ou até mesmo luta pela sobrevivência. O fato de que isso não é verdade não o torna menos real para o seu subconsciente.  

A diferença entre você e alguém que acha fácil dizer “não” às coisas que não quer fazer é a sua estrutura interna na mente subconsciente.

LEIA TAMBÉM:

Se você está construindo uma casa nova, você fará tudo para que ela seja construída da melhor forma possível. Você examinará o material e escolherá somente o melhor: a melhor madeira, o melhor aço, as melhores louças, enfim tudo que for de melhor. Na sua casa mental é a mesma coisa, todas as suas experiências e tudo o que surge em sua vida, se baseiam na natureza do material que utiliza na construção da sua casa mental.

Atendo em meu consultório pessoas que não conseguem dizer “não” porque têm na sua estrutura interna o registro de que não serão aceitas e amadas. E aquelas que acreditam que as relações familiares dependem de sua disponibilidade total. São pessoas que hoje vivem se submetendo às necessidades dos outros, esquecendo as suas próprias necessidades, sentindo-se infelizes, sem saída, porque foi nisto que basearam a construção de sua casa mental.

Tudo vai depender do que você escolheu guardar diante de situações em que teve que dizer “não” ou viu as consequências que alguém assumiu quando teve que dizer “não”.

Mude esta estrutura, faça um novo projeto para sua casa mental, escolha o melhor material e você será automaticamente e naturalmente capaz não só de dizer “não” e sentir-se confortável como também em dizer “não” de forma polida sem ofender nem magoar ninguém.

Você está construindo sua casa mental a todo tempo, você pode construir saúde, alegria, prosperidade e sucesso com os pensamentos que lhe passam pela cabeça, as ideias que elabora e as crenças que aceita, é só acreditar. 

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui