É possível criar crianças emocionalmente saudáveis através do medo e do castigo?

"As crianças precisam de limites e de aprender a seguir regras e a respeitar o próximo", diz Telma Abrahão

7445
Por que a punição e o castigo não devem ser usados com as crianças;, imagem mostra menino sentado no chão com joelhos dobrados e rosto escondido sobre eles
A punição convida os filhos à rebelião – e não à colaboração, explica Telma
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais


A punição e o castigo causam dor, vergonha e culpa nas crianças e, ao contrário do que muita gente acredita, não educam. Além disso, a punição desconecta os filhos de seus pais.

Já sabemos que aprendemos melhor no amor e não através da dor. Mas para que isso seja possível na prática, precisamos, primeiramente, nos educarmos e nos conscientizarmos que há formas que façam mais sentido para educar, como por exemplo ser um bom exemplo para os filhos.

Castigos geram muitos problemas comportamentais nos filhos e por mais incrível que pareça, essa atitude não melhora o comportamento indesejado. Aliás, tende a piorar muitas vezes.

É muito dolorido apanhar de quem se ama. Os filhos são loucos pelos pais e quando apanham não entendem o que acontece. Ficam confusos. Associam amar a uma dor e por isso tanta gente cresce com medo de amar, medo de se entregar, medo de sofrer. Claro, começaram a fazer essa confusão desde pequenos dentro da própria casa, levantando perguntas como: “Como alguém que diz que me ama e também pode me ferir?”, “Como alguém que diz que me ama, me bate e me faz chorar, em vez de me tratar com respeito e me ensinar o que é certo com gentileza?” Não faz sentido.

Não existe dor maior do que sermos feridos por quem mais amamos. Muitos estudos mostram os malefícios dessa forma autoritária e desrespeitosa de educar. Você já percebeu o que acontece quando os pais punem os filhos?

LEIA TAMBÉM: 3 razões para você não colocar seu filho no ‘cantinho do pensamento’

Consequências da punição

  1. A punição convida os filhos à rebelião – e não à colaboração.
  2. Desperta sentimentos como medo, raiva e vingança ao invés de respeito e empatia.
  3. Os hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, aumentam e isso diminui a capacidade de foco e concentração da criança.
  4. Desconecta pais e filhos emocionalmente e portanto existe uma menor chance de mudanças positivas no comportamento.
  5. Faz com que as crianças tenham crenças como “não sou uma boa criança”, “ninguém me ama”, “não faço nada certo” e isso afeta a auto-estima delas negativamente.
  6. O mau comportamento não melhora.
  7. Quando essas punições são frequentes, podem ainda acarretar estresse tóxico, o que tem vários efeitos negativos como agressividade, problemas de socialização, dificuldades de aprendizado e distanciamento emocional dos pais.

LEIA TAMBÉM: Maioria dos pais acha que castigos, gritos e palmadas são necessários na educação da criança, diz estudo

Como desenvolver habilidades emocionais e de comunicação

Sim, as crianças precisam de limites, aprender a seguir regras e a respeitar o próximo. Mas existem outras formas de educar que não seja usando a força, o desrespeito e a agressividade. É preciso desenvolver habilidades emocionais e de comunicação nos pais e nos filhos para que a qualidade das relações possa melhorar e claro que essa mudança precisa começar pelo adulto dessa relação. Exemplos dessas habilidades:

Praticar a empatia – ouvir e validar o sentimento das crianças que tantas vezes não possuem o direito nem de se expressarem livremente por excesso de repressão e critica.

Buscar equilíbrio, autoconhecimento e autocontrole – toda mudança começa de dentro pra fora. Não adianta cobrar calma, equilíbrio e autocontrole dos seus filhos se você ainda não é capaz de agir assim.

Entender que os erros fazem parte do processo de aprendizado – punir uma criança porque ela cometeu um erro é algo no mínimo muito incoerente. Claro que ela precisa compreender os motivos que a levaram a errar, mas ninguém nasce sabendo. Cabe aos pais orientar, ter paciência, ensinar as crianças a pensarem e focar em soluções para que esses erros possam ir diminuindo ao longo do caminho.

Aceitar a personalidade única de cada filho – somos únicos e mesmo que você tenha 5 filhos, cada um será de um jeito. Quando os pais tentam colocar os filhos dentro de “moldes” pré-definidos podem causar muita resistência e conflitos.

Precisamos ter a humildade para reconhecer que sempre teremos muito a aprender, especialmente, quando se trata de educar outro ser humano. O desafio é grande mesmo. Mas você pode começar a mudar suas atitudes e colher novos resultados mais positivos no seu convívio familiar. Faça a sua parte!

LEIA TAMBÉM: Resiliência e outras 4 habilidades que ajudam os filhos a prosperar no futuro

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

8 COMENTÁRIOS

  1. Minha neta conta guerras com a mãe e o padrasto de facas e tentativa de estrangulamento.a mãe diz que a filha é dela e eu não devometer-me.a mãe e o padrasto são drogados não demonstram amor os outros querem que eu não me envolva mas temo pois ela está grávida e não seio que fazer.nao vejo carinho.so querem enriquecer

  2. Adorei. Realmente, ser pai/mãe é uma vocação, uma entrega e eterno aprendizado, uma construção diária. Embora todos possam, talvez nem todos estejam tão dispostos a arcar com as responsabilidades e dificuldades de criar um outro ser. Uma pena que na nossa sociedade ter filho seja algo tão mecânico, “forçado” e quem paga o preço são os filhos, as gerações, as sociedades…

  3. Hoje num mundo moderno onde pais não se respeitam onde os pais mentem cada vez que respiram os filhos copiam os pais o espelho dos filhos somos nós pais ,mas quando os pais brigão por nada frente aos filhos se desrespeitando o que vai acontecer ? Quando um homem mal trata a mulher e ate seja violento com ela o que vai acontecer com os filhos ? E o contrário pouco divulgado e nada falado a escondida agreção das mulher para os pai muitas vezes por ciúme que causa o inferno na vida do homem chegando ao ponto de querer desaparecer o que fazer ?
    Pior ainda o que acontece com uma criança em que o pai é acusado falsamente pela mãe?
    Pode ser de ter uma amante ou ate falsas acusações Maria da penha tudo o que causa dor na criança hoje ficará gravado na sua mente ,quanto mais amor você distribuir gratuitamente mais amor seus filhos terão amor trás amor ódio trás ódio

  4. Impor limites significa privação seja de liberdade ou no caso de crianças de alguma recompensa ou coisa que gosta de fazer. Desenvolvimento de senso de ato e consequência firme é importantíssimo caso contrário vão crescer pensando que vão sempre resolver tudo com uma boa conversinha amorosa da mamãe e o inferno da adolescência está logo ali para devorar esses pequenos.

    Por favor, seria bom esclarecer melhor esses pontos.

  5. Sejam pais que cuidem de seus filhos com amor, e oração com bons exemplos , tenha tempo pra ensinar brincando. Converse com ele e ele te respeitará. Ensine com paciência. Ele é um ser humano inteligente e aprenderá com seus erros. Afinal seu filho não nasce sabendo e não pediu pra nascer.

  6. interessante, o meu ponto é, se a criança desobediente, respondona, mal criada, oq eu tenho que fazer então? carinho? No mundo adulto ela vai sofrer muito, então dar punição do nivel dela para que ela entenda que ações tem consequencias, é mais do que certo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui