Tudo bem deixar a peteca cair

"Não sei de onde tiraram essa ideia de que nós somos capazes de dar conta de tudo e acertar o tempo inteiro", diz a educadora parental Telma Abrahão

640
Muitos pais têm medo de errar com os filhos, mas isso faz parte da jornada; mulher rebate peteca com raquete e duas crianças olham para ela em área verde ao ar livre
"A peteca vai cair? Sim, vai! De vez em quando ela vai cair e está tudo bem, faz parte da jornada", comenta Telma
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Dia desses estava jogando peteca com a minha filha. Era uma atividade da escola confeccionar uma peteca em casa. Fizemos a nossa peteca e assim que ela ficou pronta, sugeri um campeonato.  

Era a primeira vez que ela jogava. E claro que não contávamos muitos passes, logo a peteca caía. Em certo momento ela se frustrou porque a peteca caía muito mais pelas mãos dela.  

Me lembro de falar que estava tudo ok! Ela estava aprendendo, faz parte do processo e expliquei que quanto mais jogássemos, melhor ela ficaria, mas mesmo assim, a peteca ainda cairia algumas vezes. 

Esta lembrança me trouxe à reflexão deste texto.

“Não deixe a peteca cair, senão você vai perder!” Quase uma tortura psicológica a mensagem de que não podemos errar nunca! 

Uma cobrança exaustiva pela perfeição, principalmente para nós, com relação à criação dos nossos filhos. Não sei de onde tiraram essa ideia de que nós somos capazes de dar conta de tudo e acertar o tempo inteiro.

Dia desses fiz a seguinte pergunta nas minhas redes sociais: Qual o seu maior medo? Advinha a resposta… 

O medo de errar, de falhar, de fracassar na criação dos filhos, de não saber educar direito, de causar algum trauma.  Eu preciso dizer que, mesmo com as melhores intenções, nós vamos errar sim! Pelo simples fato de que somos humanos, não somos perfeitos. Podemos aprender a errar menos? Sim, claro! Se tomarmos consciência e buscarmos nos desenvolver. 

A peteca vai cair? Sim, vai! De vez em quando ela vai cair e está tudo bem, faz parte da jornada. Não devemos ter medo de errar. O segredo está em persistir. Então no outro dia, você joga a peteca de novo, abraçando a sua imperfeição e se permitindo desenvolver, aprender e se divertir enquanto “joga”.

Eu sei que o seu maior medo é falhar na criação dos seus filhos. Mas na mesma medida eu também sei que a sua maior paz será a segurança de que está no caminho certo e fazendo o melhor que pode, por isso buscar conhecimento para educar será sempre o melhor e maior investimento que um pai e uma mãe poderá fazer por sua família.

Faça a sua parte para aprender a errar menos !


Leia também: Ao não atender nossas necessidades básicas, ficamos indisponíveis para conversar com os filhos


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui