Ao não atender nossas necessidades básicas, ficamos indisponíveis para conversar com os filhos

Precisamos aprender a reconhecer nossos momentos de desequilíbrio – e agir sobre eles quando possível – para evitar uma série de complicações no nosso dia-a-dia com as crianças

255
Ao não atender nossas necessidades, ficamos indisponíveis para os filhos; mãe de bob no cabelo e olhos fechados apoia cabeça sobre mão, ao fundo crianças estão dentro de banheira com água
Você já parou para pensar como é ser filho de pais que dormiram mal, estão com fome ou estressados?
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Como você fica quando dorme mal? Eu fico péssima!… Sinto o dia se arrastar, literalmente…

Como fica quando está com fome? Eu fico irritada!…Meu humor se transforma com uma velocidade quase assustadora! E quando está com pressa? Essa eu não vou nem responder…

Vamos pensar, agora, como será que é ser filho de pais que dormiram mal, estão com fome ou estressados? Como dever ser pedir coisas o dia todo para alguém cansado e indisposto? Ou não atender aos pedidos feitos por alguém irritado e sem paciência? Boa coisa não costuma sair disso.

Precisamos aprender a reconhecer esses nossos momentos de desequilíbrio – e agir sobre eles quando for possível – pois eles podem evitar uma série de complicações no nosso dia-a-dia com os filhos.

Quando atendemos as nossas necessidades mais básicas, nos acalmamos e abrimos espaço para que outras necessidades surjam: afeto, proteção e por aí vai.

Quando atendemos as nossas necessidades mais básicas, abrimos um espaço para estar com o outro, para estar disponível, para conversar, para escutar de verdade.

Porque escutar de verdade é uma via de mão dupla: eu ouço o que meu filho me fala e, ao mesmo tempo, eu ouço o que está dentro de mim quando ele me fala aquilo. O desafio é separar o que é meu do que é dele, pois podem existir significados diferentes para a mesma situação. A pandemia, por exemplo, pode ter um significado para mim e outro para ele. Posso encará-la com uma visão pragmática (“é o que temos para hoje”) enquanto ele pode estar vivendo um momento de extrema angústia diante do isolamento. E se isso é já verdadeiro quando estamos em “condições normais de temperatura e pressão”, imagine quando estamos com fome, cansados ou irritados…

Para saber o que está dentro de mim, tenho que me autoconhecer, me autoperceber, começando por entender as minhas necessidades básicas.

Saber escutar a si mesmo é o primeiro passo para conseguir escutar o outro.

Desejo boas escutas para você, internas e externas!


Leia também: Cuidado com a maneira como você corrige seu filho!


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui