O que fazer quando os filhos brigam e falam mal um do outro?

A educadora parental Renata Pereira Lima sugere o caminho da empatia e da aceitação dos sentimentos em conversas em particular com cada um

440
No sofá, irmão discute com a irmã, e a mãe está sentada ao meio deles
Falar sobre os sentimentos negativos ajuda a dissipá-los
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Pode perguntar para pais e mães com mais de um filho ou filha: qual o seu maior desejo em relação aos seus filhos? Muito provavelmente você vai ouvir: “Que tenham saúde e que sejam felizes e amigos!”

Com a melhor das intenções, os pais reforçam e estimulam os bons sentimentos: “Irmãos têm que ser amigos!”, “Irmãs têm que ser amigas!”

Às vezes, essas falas são suficientes para gerar um clima bom dentro de casa, mas nem sempre é assim… A “obrigação de se entender” pode ser uma causa relevante das brigas entre irmãos e irmãs.

Qual seria a alternativa, então? O que fazer quando os irmãos brigam e declaram toda a sua raiva em alto e bom som?

Eu sugiro o caminho da empatia, da comunicação consciente, da aceitação dos sentimentos, da escuta, que pode acontecer em uma conversa em particular com o filho: “Estou vendo que você está com muita raiva do seu irmão. Quer conversar mais sobre isso?” Ao aceitarmos que o filho sinta essa raiva toda, fale sobre ela e coloque-a para fora, estamos ajudando-o a liberar espaço dentro dele para que os bons sentimentos em relação ao irmão surjam. É possível que, depois dessa conversa e desabafo, algo mude na relação entre eles e as coisas se tornem mais pacíficas. É crer para ver!

Quando falo isso para os pais nos meus workshops, tem sempre alguém que se assusta: “Como assim, eu vou ouvir um filho falando mal do outro? Isso não é certo! Eu não quero tomar partido, concordar com quem veio me contar a briga!”

Calma. Ouvir não é concordar. Não é dar razão. Ouvir é validar aquele sentimento que o filho está trazendo, é reconhecer que o sentimento existe, é aceitar que ele sinta aquilo. Aliás, ele pode sentir raiva do irmão, mas o que ele vai fazer com essa raiva tem limite. Bater não pode, por exemplo. 

Precisamos parar de acreditar que não falar sobre os sentimentos negativos vai fazê-los desaparecer. Não vai. É o típico caso de sujeira embaixo do tapete. Só aumenta…

Falar sobre os sentimentos negativos é o que vai fazer com que eles não cresçam e comecem a se dissipar. Quanto mais deixarmos que os sentimentos de raiva dos filhos sejam “ventilados” e expressados, maiores as chances da raiva entre eles diminuir. E como menos raiva significa menos brigas, vale a pena experimentar.

Desejo boas conversas para vocês!

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui