Dira Paes, Bruno Gagliasso e especialistas fazem live sobre primeira infância nesta quinta-feira

Evento é promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pela Unesco e contará também com a presença da pediatra Ana Escobar e da psicóloga Fernanda Lopes

446
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Os primeiros seis anos de vida – e mais intensamente os primeiros mil dias, ou seja, da concepção ao final do segundo ano – representam um período decisivo na formação do cérebro da criança e de suas estruturas afetivas, sociais e cognitivas. Nessa fase, brincadeiras, afeto e conversas são tão importantes quanto cuidados básicos como saúde e higiene – e por isso devem ser estimulados desde a gestação.

Mas nem todo mundo sabe disso. Uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, mostrou que 53% da população brasileira não tinha consciência de que bebês começam a aprender antes dos seis meses de vida. Em outras palavras, muitos pais acreditam que os bebês só aprendem algo após os seis meses de vida – o que não é verdade.

É justamente para falar da importância das interações entre pais e filho desde a barriga da mãe que a Fundação e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promovem uma live nesta quinta-feira às 16 horas. O bate-papo online também discutirá como as famílias podem se adaptar ao fechamento de creches e unidades de educação durante a pandemia. Ainda, destacará o projeto Nenê do Zap, criado para reforçar a importância da conversa e da interação no desenvolvimento das crianças do nascimento aos seis anos de idade. O projeto é uma iniciativa da Fundação que envia mensagens em áudio, vídeo e texto via WhatsApp para mães, pais e cuidadores, de forma gratuita. 

Leia também: ‘Nenê do Zap’: campanha conscientiza sobre importância da interação na primeira infância


Leia também: A importância da primeira infância para a formação da pessoa – por Vital Didonet

Conheça os convidados que participarão da live da primeira infância

O encontro virtual contará com a presença de Mariana Luz, CEO da Fundação, e Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil, além de vários convidados especiais.

A conversa também terá a participação do ator e empresário Bruno Gagliasso – pai de Titi, 7 anos, Bless, 5 anos, e Zyan, recém-nascido – e da atriz Dira Paes, mãe de Ignacio, 12 anos, e Martim, 4. Eles vão falar sobre como se comunicam com seus filhos e o que mudou na relação com os filhos devido à pandemia.

Para compartilhar dicas e orientações, a live terá também a participação de duas especialistas: a pediatra e professora associada da Faculdade de Medicina da USP, a Dra. Ana Escobar, e Fernanda Lopes, psicóloga com formação em psicanálise da criança, aprimoramento em psicologia aplicada à nutrição e pós-graduação em psicanálise da parentalidade e perinatalidade. A pediatra vai falar da importância da primeira infância na formação de cada indivíduo, já a psicóloga abordará o desenvolvimento emocional da criança nessa fase e porque ele é determinante para os sentimentos de acolhimento, acompanhamento e amor.

Para participar da live da primeira infância, os interessados devem fazer a inscrição gratuita clicando aqui. O evento contará com intérprete de Libras e será transmitido pelo Facebook do Nenê do Zap e pelo canal do YouTube da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Leia também: O choro na primeira infância – por Telma Vinha e Lívia Maria Ferreira da Silva

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui