‘Nenê do Zap’: campanha conscientiza sobre importância da interação na primeira infância

Via WhatsApp ou nos perfis nas redes sociais, o 'Nenê do Zap' traz informações sobre o valor da interação com pais e cuidadores para o desenvolvimento das crianças até os 6 anos

1119
Nenê do Zap, personagem que compartilha fotos, áudios, vídeos e textos que estimulam interações entre adultos e crianças.
O personagem Nenê do Zap, que compartilha fotos, áudios, vídeos e textos que estimulam interações entre adultos e crianças também durante a quarentena. Foto: Divulgação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Na primeira infância, período que vai do nascimento do bebê até os seis anos de idade, a conversa, o afeto e a brincadeira têm um papel fundamental. Isso porque essas interações contribuem para o desenvolvimento dos pequenos, influenciando na formação de suas habilidades socioemocionais, por exemplo. E, para estimular essas interações nesse período da infância, foi criado o Nenê do Zap. 

Lançada no início de março, Nenê do Zap é uma campanha que oferece conteúdo via WhatsApp, com curadoria da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Ao mandar um “oi” no aplicativo de mensagens para o Nenê do Zap, o personagem, um bebê esperto e bem-humorado, passará a te enviar gratuitamente os conteúdos, que incluem fotos, áudios, vídeos e textos sobre assuntos relacionados à primeira infância. São dicas para o dia a dia de mães e pais que têm filhos nesta fase da vida, que abordam como interagir com eles de modo construtivo desde o nascimento, além de informar sobre a importância dessas interações. Os envios ocorrem duas vezes por semana, às terças-feiras e às sexta-feiras.

Leia também –  Como não descuidar da alimentação das crianças durante o isolamento social?

Neste mês, a iniciativa passou a contar com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que enxerga no projeto uma forma importante de amparo às famílias. Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 53% da população brasileira não sabe que os bebês começam a aprender antes dos seis meses de vida. Por isso, a importância da campanha, com as dicas de como interagir positivamente com os bebês desde quando eles nascem. 

https://www.instagram.com/p/CAWQwDFHuE_/?igshid=17bgz643cot2n

Paula Perim, diretora de comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, ressalta como é necessária uma iniciativa que aborde a importância das interações com a criança na primeira infância. “Em tempos de incerteza, pode ser mais complexo para os adultos incluírem esse tema entre suas prioridades. Com o Nenê do Zap, queremos que eles sejam impactados e absorvam essa mensagem de uma maneira simples, consistente, divertida e também acolhedora”, afirma ela.

Leia também – Tirar seu filho da educação infantil é uma opção?

Durante o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, o Nenê do Zap está compartilhando dicas de cuidado e higiene e também de como enfrentar a quarentena com as crianças em casa, além de conteúdos que estimulam a conversa com os pequenos para promover conexão emocional neste momento. Algumas dessas dicas foram reunidas em um livrinho, que você pode ler e baixar aqui. O personagem também está incentivando que mães e pais não negligenciem o cuidado próprio, para que cuidem não só dos filhos, mas também de si.

Para receber os conteúdos do Nenê do Zap, basta mandar um “oi” para ele no WhatsApp. Você pode fazer isso clicando neste link ou adicionando o número (11) 99743-8964 para mandar a mensagem. 

O Nenê do Zap também tem perfis em outras redes sociais. Ele está no Instagram e no Facebook e compartilha conteúdos extras e conversas com especialistas nessas redes. Como no vídeo abaixo, por exemplo, no qual é possível assistir o obstetra Abner Lobão falando sobre os cuidados que as grávidas devem tomar durante a pandemia de coronavírus.  

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui