Como mudar hábitos que nos impedem de alcançar nossos objetivos

A psicóloga Andrea Romão diz que é possível a qualquer momento reprogramar nosso padrão de comportamento para adquirir hábitos positivos e motivadores

197
Mulher de cabelos pretos prepara salada
"Você pode ensinar o seu subconsciente que fazer dieta, por exemplo, não é sofrimento ou sacrifício", explica Andrea Romão
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Você é daquelas que tem um hábito, mas adoraria se livrar dele? Ou, pelo contrário, não tem mas gostaria de adquirir hábitos positivos? Então, isto, é para você!

Afinal, o que é um hábito e como ele aparece? Hábito pode ser considerado qualquer comportamento que repetimos regularmente. Ele faz parte da vida de todas as pessoas. Todos nós temos hábitos.

Nossos hábitos podem ser positivos e motivadores ou negativos e desencorajadores. A formação de nossos hábitos acontece de uma maneira até que bem simples. Tudo o que aprendemos desde nossa primeira infância, nossa história de vida, as referências sobre o certo e o errado são registradas em nossa mente subconsciente formando nosso modelo mental.

A mente subconsciente, por sua vez, absorve estes aprendizados e faz com que nossos comportamentos sejam baseados nestes aprendizados. No decorrer de nossa vida, vamos repetindo estes comportamentos até que eles se tornem automáticos. Por exemplo: aprendi que não poderia deixar comida no prato. Repeti isso inúmeras vezes até que se tornou um hábito. Simples assim.

O perigo está na repetição dos hábitos que nos limitam, nos impede de irmos além e alcançarmos nossos objetivos. São esses hábitos limitadores aprendidos e registrados em nossa mente subconsciente que impedem o sucesso de qualquer objetivo.

Por exemplo, se aprendi que dieta é sofrimento, dor, sacrifício, meu subconsciente vai fazer com que meu comportamento diante de qualquer dieta seja de dor e sofrimento. Se eu aprendi que não sou boa o bastante, que não atendo as expectativas, vou passar a minha vida toda com medo do julgamento dos outros. Tudo vai depender do aprendizado que você teve em relação a tudo que envolve nossa vida, nossos comportamentos.

A boa notícia é que você pode, a qualquer momento, reprogramar esse padrão de comportamento reprogramando seu modelo de padrão. Você pode ensinar o seu subconsciente que fazer dieta, por exemplo, não é sofrimento ou sacrifício, ou que você é sim boa o suficiente.

Todos os dias, vejo pessoas apagando crenças e velhos padrões sabotadores de suas vidas para entrarem para o caminho da prosperidade e libertação. Faça isso também e sabe como? Mudando seu diálogo interno, dizendo a si mesma o quanto quer a mudança e principalmente se amando incondicionalmente.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Andrea Romão
Andrea Romão é psicóloga há mais de 20 anos, pós-graduada em Gestão de Pessoas, com certificações internacionais em Coaching, Programação Neurolinguística, Neurociência e EFT (Emotion Freedon Tecniques). Há dez anos, trabalha com reeducação emocional, ajudando adultos e crianças a entender e lidar com as suas emoções.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui