Novembro Azul: saiba mais sobre o PSA, que ajuda a detectar câncer de próstata

78
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

São Marcos apresenta:

Neste mês de novembro, somos convidados a conscientizar os homens ao nosso redor – nossos pais, maridos, irmãos, filhos – a se prevenirem contra o câncer de próstata, o segundo tipo mais comum no sexo masculino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A campanha Novembro Azul traz consigo uma oportunidade de salvar muitas vidas, uma vez que, quanto mais cedo um tumor é diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Ainda não existe um exame 100% confiável para diagnóstico de câncer de próstata, mas o mais utilizado é o exame para detectar a dosagem do antígeno prostático específico conhecido como PSA (Prostatic Specific Antigen). Trata-se de um exame de sangue, simples e rápido de fazer, que fica pronto, em média, em até dois dias.

Sintomas
Os principais sintomas do câncer de próstata são: dor, dificuldade para urinar e emagrecimento.

Mesmo os homens que não apresentam nenhum sintoma do câncer de próstata devem se precaver: a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que seja feito esse rastreamento, juntamente com o toque retal, em homens com 50 a 80 anos. Naqueles que têm parentes de primeiro grau que já tenham tido a doença, o indicado é começar a fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos.

O PSA também pode ser útil após o diagnóstico do câncer de próstata, para ajudar na escolha do melhor tratamento e, em seguida, monitorar seus resultados.

Além de fazer exames periódicos de saúde, os homens podem se precaver com medidas simples no dia a dia. Carlos Augusto Figueiredo Correia, médico patologista clínico, aponta as três principais: “Manter hábitos de vida saudáveis, praticar esportes e não fumar.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui