Minas investiga casos de febre amarela em pessoas vacinadas

39
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Da Redação

A Secretaria de Estado de Sáude de Minas Gerais (SES/MG) confirmou que está investigando a situação de 11 pacientes que tiveram exame positivo para febre amarela mesmo tendo vacinado anteriormente. De acordo com o boletim divulgado, nessa terça-feira, dia 27, o levantamento das informações clínicas e epidemiológicas em andamento serão fundamentais para conclusão dos casos.

Desde de julho de 2017 foram confirmados 264 casos da doença em Minas Gerais, destes casos, 96 evoluíram para óbito e outros 589 casos continuam em investigação. 

Para os casos suspeitos de Febre Amarela com hitórico de vacinação prévia, há, atualmente, uma comissão com a participação do Ministério da Saúde, cuidando das investigações. A Secretaria reforça que a eficácia da vacina contra febre amarela é de 95% a 98%, sendo considerada altamente eficiente e segura na prevenção da transmissão do vírus. Mas recomenda que como medida de proteção adicional, a população mais exposta à circulação do vírus, também pode utilizar repelente como medida de proteção individual.

A Secretaria reforça ainda que a recomendação preconizada pelo Regulamento Sanitário Internacional da Organização Mundial de Saúde, ratificado pelo Ministério da Saúde, é de que uma única dose da vacina contra Febre Amarela confere proteção por toda a vida, não sendo necessária a revacinação.

CASO PROFESSOR UFMG

Já com relação ao médico e professor internado no hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, foi confirmado a contaminação por febre amarela, sendo que o provável local de infecção foi o município de Caeté (região metropolitana de BH). Até o momento não foi apresentada comprovação de histórico vacinal para a vacina contra a febre amarela, assim, portanto, o paciente não é considerado vacinado contra a doença e não consta nos 11 casos de pessoas vacinadas que tiveram a doença.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui