Alimentação das crianças: dicas para seu filho comer melhor durante a quarentena

1886
alimentação das crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Uma boa alimentação nos fornece os nutrientes necessários para todas as funções do nosso organismo, inclusive ajudando a fortalecer o sistema imunológico. E, em época de quarentena por causa da pandemia de Covid-19, que é a doença causada pelo novo coronavírus, é importante que nossa imunidade esteja em ordem. Mas nem sempre é fácil fazer com que as crianças consumam frutas, verduras e legumes. Como melhorar a alimentação das crianças em tempos de quarentena pelo coronavírus?

Paola Preusse, nutricionista infantil, autora do Maternidade Colorida e mãe de Maria Clara e Bento, fala sobre a importância de comer bem para o sistema imunológico. “Uma boa alimentação faz com que a gente tenha a imunidade sempre em ordem e com isso a tendência é que fiquemos menos doentes, independente do tipo de doença”, diz. Mas também adverte: “Não adianta só comer alimentos que aumentam a imunidade, porque senão causa um desequilíbrio no organismo”.

Leia também: 7 dicas para manter a mente sã em tempo de isolamento social

A nutricionista aponta a ideia equivocada que as pessoas têm de uma alimentação variada. “Todo mundo acha que come de maneira equilibrada, porque está comendo arroz, feijão, carne, batata, salada de alface e tomate. Na realidade, é preciso variar”, alerta. “Só assim sabemos que estamos ingerindo todos os grupos de micro e macronutrientes que precisamos”.

“Tem que comer a salada de alface, de rúcula, de agrião, de repolho, de acelga. Tem que comer a batata, mandioquinha, chuchu, abobrinha, couve-flor, o brócolis, abóbora. Carne, frango, peixe, ovo. Ervilha, lentilha, grão-de-bico, e não só feijão. Não só arroz, tem o milho…”, enumera.

Leia também: 4 dicas para ajudar as crianças a manter a rotina de estudos mesmo em ‘quarentena’

Paola dá dicas para melhorar a alimentação das crianças que costumam rejeitar os vegetais, garantindo que elas consumam todos os nutrientes necessários. “Se a criança come bastante fruta e não come verdura e legumes, então vamos investir na variedade e no aumento da porção de frutas dela”, exemplifica. A seguir, outras sugestões da nutricionista:

  • Picar bem os vegetais e misturar no arroz ou na carne;
  • Misturar vegetais para fazer recheios de tortas ou pães;
  • Fazer sopa de vegetais;
  • Fazer caldo de vegetais e fazer o arroz branco nesse caldo;
  • Bater vegetais (beterraba, cenoura, abobrinha, couve, entre outros) no molho de tomate que será colocado no macarrão;
  • Fazer um feijão enriquecido (você encontra a receita aqui).

“É importante que a criança sempre saiba o que ela está comendo, não podemos dar comida escondido para a criança. Mas temos que achar uma forma de ver como essa criança aceita certos alimentos”, diz Paola. “Minha filha mais velha não consegue comer os alimentos separados. Ela sabe o que está comendo e o arroz dela, a carne moída dela, sempre têm alguma verdura e algum legume. Assim você suplementa de maneira natural a alimentação da criança”, explica.

Leia também: Unicef e OMS dão dicas sobre como falar de coronavírus com as crianças

A nutricionista ainda propõe que, em tempos de coronavírus, as pessoas aproveitem para deixar de lado os alimentos ultraprocessados, cozinhando mais. “Esse momento que a gente tem que ficar dentro de casa, é um momento para a gente aumentar o preparo dos nossos alimentos. Ao invés de comer um pão industrializado, por que a gente não faz uma receita de pão, até com as nossas crianças, por exemplo?”, questiona. Para ela, seria importante aproveitar esse tempo que a gente está em quarentena para cuidar mais do preparo dos alimentos e deixar a alimentação das crianças mais variada.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui