Museu dos Brinquedos comemora 10 anos nesta quarta-feira (19)

    88
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Rafaela Matias

    Foto: Cris NoliSabe aquele quarto cheio de brinquedos que você sonhava em ter na infância? Basta entrar na casa do Museu dos Brinquedos, no número 2.564 da avenida Afonso Pena, para se sentir dentro dele. O espaço surgiu da paixão que levou a pequena Luiza de Azevedo Meyer a se tornar colecionadora de bonecos, jogos e outros artefatos, aos 3 anos de idade. O hábito se aprimorou com o tempo, especialmente quando Luiza cresceu e se tornou mãe de 10 filhos e avó de 23 netos. A diversidade de itens era tanta que começaram a surgir convites para exposições itinerantes, o que incentivou a família a fundar o museu após o falecimento da colecionadora, aos 87 anos.

    Em 19 de outubro de 2006, no mês em que se celebra a criançada,Foto: Cris Noli Belo Horizonte ganharia o seu primeiro museu totalmente dedicado à infância. Dez anos depois, o espaço assopra as velinhas com um acervo de aproximadamente 5.000 brinquedos, de diferentes países e gerações, e já foi visitado por mais de 185 mil pessoas. Jogos, piorras, bonecas, carrinhos, cavalinhos de pau, lanternas mágicas, instrumentos musicais, fantoches, livros e discos fazem parte das relíquias, algumas do final do século XIX.

    Para a atual gestora, Tatiana de Azevedo Camargo, neta de Luiza, a principal conquista, em uma década de existência, foi a transformação de um lugar de exposição do patrimônio cultural da infância para um local de integração para as crianças e suas famílias, um espaço a ser explorado pela meninada. “Trata-se de crianças, que querem brincar e se divertir, não apenas observar brinquedos. Não vamos focar no museu apenas como um lugar de exposição de acervo, mas também como um local de lazer, de difusão da cultura, das artes. O grande desafio é permanecer e crescer dessa forma pelos próximos anos”, afirma.

    Foto: Cris NoliAlém disso, os visitantes podem esperar uma casa repaginada em 2017. Os gestores pretendem atualizar as exposições, melhorando a proposta museográfica. A ideia ainda depende de aprovação, mas a previsão é que seja lançada até outubro de 2017.

    Uma extensa programação, com exposições e atividades itinerantes, oficinas, palestras e brincadeiras, faz parte das celebrações de aniversário e deve durar até o ano que vem. Confira tudo o que vai rolar no Roteiro Canguru. 

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui