Professores podem se inscrever no Câmara Mirim até 15 de fevereiro

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    Programa que simula o trabalho parlamentar com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental está marcado para os dias 19 e 20 de outubro


    Da Agência Câmara

    Sessão da Câmara Mirim em outubro de 2014 | Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

    O prazo para inscrições de professores no projeto Câmara Miriam 2017 foi prorrogado para 15 de fevereiro. Os interessados devem enviar ao Portal infantil Plenarinho, da Câmara dos Deputados, em formulário próprio, projeto pedagógico cujo tema seja o Câmara Mirim.

    Os docentes autores dos dez melhores projetos pedagógicos terão vaga garantida para suas turmas no Câmara Mirim 2017, que neste ano está marcado para os dias 19 e 20 de outubro. Também poderão participar do curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”, oferecido pela Câmara dos Deputados.

    Os seis professores com as melhores classificações no curso virão a Brasília, a convite da Câmara, para participar do módulo presencial do programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento. Confira o regulamento do programa.

    Mineira é uma das selecionadas em 2016

    Foto: Luis Macedo / Câmara dos DeputadosA pequena Giovanna Karla Moreira Rufino, de 11 anos, tinha um problema. Aluna do 5º ano da Escola Estadual Emília Cerdeira, no bairro Betânia, em BH, ela levava todos os dias para a escola cinco livros grossos, cinco cadernos, uma agenda e um estojo. Tudo dentro da mochila, que pesava muito além do que a menina, de 1,50 m e 31 kg, consegue carregar com tranquilidade. Em vez de se lamentar das dores nas costas, a garota resolveu redigir um projeto de lei propondo uma solução – que ela foi defender pessoalmente na Câmara dos Deputados.

    Batizada de “Mochila leve –  livro no armário”, a proposta de Giovanna obriga as escolas de todo o país a confeccionarem escaninhos feitos com material reciclado para que os alunos armazenem seus utensílios escolares.  O projeto foi um dos três escolhidos, dentre os mais de 700 enviados por crianças de várias partes do país, para ser discutido na 12ª edição do Câmara Mirim – programa educativo promovido pelo portal Plenarinho, da própria Câmara. Giovanna e outros 356 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, participaram do encontro em Brasília, no dia 21 de outubro de 2016.

    Os outros dois projetos escolhidos eram sobre ensino de educação física para pessoas com deficiência e ensino de inglês de qualidade em todas as escolas públicas do país. Após duas horas de muita discussão, as três propostas foram aprovadas. Agora, elas aguardam o apadrinhamento de algum deputado federal para que se tornem lei e passem a valer.

    As sessões do Câmara Mirim, feitas anualmente em outubro, Mês das Crianças, reproduzem o rito normal do legislativo, com a intenção de estimular nos mais novos o pensamento crítico sobre democracia, cidadania e atividade legislativa. Para crianças como Giovanna, representam mais que isso. São a possibilidade de defender os interesses da infância, levando a todo o Brasil aquilo que vivem em suas cidades. 

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