Por Ticiana Iyomassa
Pais frequentemente apresentam dúvidas sobre o desenvolvimento de seus filhos nas aulas esportivas. Quais motivos explicam que crianças da mesma idade manifestem desempenhos diferentes? Ou por que uma criança já consegue realizar uma habilidade e outra não? Como justificar a mudança de turma de uma criança enquanto as outras permanecem na mesma?
Diferenças anatômicas e funcionais entre as crianças geram distinções na aprendizagem motora, assim como o ambiente e o convívio familiar influenciam na resposta cognitiva da criança.
Entender como o ser humano aprende é um assunto que vem sendo estudado há muito tempo. Várias teorias de aprendizagem formam hoje a área de estudo denominada aprendizagem motora.
O conceito de aprendizagem motora está relacionado à mudança permanente no comportamento motor. Muitas dessas mudanças são devidas a experiências anteriores, justificando a capacidade de uma criança realizar determinado movimento e outra não. Mudanças também são promovidas por meio da prática. Portanto, a frequência das crianças nas aulas é muito importante, o que pode explicar o motivo de uma criança assídua mudar de nível mais rápido que outras.
A idade também é um importante fator que influencia na diferença do desenvolvimento. Por isso, nada de comparar crianças de diferentes faixas etárias. Cada etapa define um momento de desenvolvimento ao longo do qual a criança constrói certas estruturas cognitivas.
Crianças em diferentes estágios maturacionais do sistema nervoso, sob as mesmas condições de treino, podem alcançar desempenhos diferentes.
Nesse sentido, podemos concluir que cada criança é única e que devemos evitar comparações entre elas. Mais importante do que comparar é incentivar a atividade física e respeitar sua velocidade de aprendizado. O desenvolvimento geral permite limites bem flexíveis para aquisição de habilidades, e cada criança apresenta características que devem ser respeitadas, assim como suas experiências, sua história e sua individualidade.
Ticiana Iyomassa, 34, é licenciada e bacharela em educação física pela UFMG e pós-graduada em atividades físicas para grupos especiais. É coordenadora de Acqua e Kids da Bodytech Savassi.