Vacinação contra o coronavírus: adolescentes entram na fila, mas vez das crianças deve demorar

Adolescentes de 12 a 17 anos começam dia 18 de agosto a receber doses em São Paulo; no Brasil, só a Pfizer e o Butantan solicitaram aprovação da Anvisa para vacinar menores de 18 anos

468
Vacinação contra coronavírus em crianças: perspectivas para o Brasil; médico com luvas azuis preparando vacina;
A imunização das crianças é crucial para atingir uma alta cobertura vacinal da população, ressaltam especialistas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Felizmente, a vacinação contra o coronavírus vem avançando no Brasil e, em algumas cidades, os calendários vêm sendo antecipados. Agora, finalmente chegará a vez dos adolescentes, o que também abre perspectivas para a imunização mais célere das crianças. Em São Paulo, o governo estadual anunciou que a vacinação contra o coronavírus em adolescentes de 12 a 17 anos começou dia 18 no Estado, visto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou o uso da vacina da Pfizer para essa faixa etária.

De acordo com o calendário anunciado pelo governo de São Paulo, de 18 a 29 de agosto serão vacinados apenas os jovens com comorbidades e deficiências, além de gestantes e puérperas. De 30 de agosto até 5 setembro, a vacinação será liberada para aqueles com idade entre 17 e 15 anos. Por fim, de 6 a 12 de setembro os jovens de 14 a 12 anos poderão ser imunizados.

Em agosto, os números têm sido surpreendentes: o estado de São Paulo registrou recorde de vacinação, aplicando 3,75 milhões de doses em uma semana, quantidade equivalente a população do Uruguai. Algo que contribuiu para a alta foi a chamada “Virada da Vacina”, que visava vacinar jovens a partir de 18 anos. O evento contou com uma enorme adesão, com filas de mais de 2 horas de espera para tomar a vacina, resultando em 924 mil doses aplicadas nos 645 municípios apenas no fim de semana. A capital paulista já se encontra com 99% dos adultos vacinados.

Infelizmente, nem todos os Estados estão conseguindo acompanhar este ritmo. Em Belo Horizonte, a vacinação de jovens com mais de 18 anos está prevista somente para o início de setembro. Já no Rio de Janeiro, as vacinas estarão disponíveis para esse grupo na sexta-feira (20). Com isso, é provável que os adolescentes comecem a ser imunizados no fim do mês. No entanto, a vacinação da população pediátrica ainda não é uma realidade. Mas a boa notícia é que os estudos estão progredindo.


LEIA TAMBÉM


Testes em crianças começam, mas caminho é longo

No Brasil, até o momento, somente a Pfizer e o Instituto Butantan solicitaram aprovação para uso de suas vacinas em menores de 18 anos, segundo a Anvisa. A Pfizer já foi aprovada para maiores de 12 anos, mas o pedido do Instituto Butantan para a aplicação da Coronavac na faixa de 3 a 17 anos, que entrou no dia 30 de julho, foi rejeitado pela Anvisa e o laboratório ainda terá que fornecer mais dados para análise da agência reguladora. Em relação aos estudos, o laboratório Janssen solicitou autorização para condução de estudo com menores de 18 no Brasil e já recebeu a permissão da Agência. “O andamento do estudo é de responsabilidade do laboratório e os resultados são apresentados para a Agência no momento em que o laboratório tiver dados que considere suficientes para solicitar a aprovação em bula para este público específico”, declarou a Anvisa em entrevista por e-mail para a Canguru News.

Já no exterior, alguns países avançaram mais nos testes de vacinas para a população pediátrica. A BioNTech, farmacêutica da Pfizer, declarou que será realizado um estudo com um total de 4.500 crianças de seis meses a 11 anos nos Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha. Posteriormente, a Pfizer ainda considera avaliar a vacina para crianças com menos de seis meses. Na China, a Coronavac foi aprovada para crianças a partir de 3 anos, tornando-se o primeiro país do mundo a aprovar uma vacina contra o coronavírus para essa faixa etária.

Porém, mesmo com os avanços, ainda há um longo caminho até que crianças de todas as idades recebam a vacina contra o coronavírus, já que elas estão entre as últimas que passarão pelos testes. Isso está relacionado aos riscos e à reação do organismo, que pode variar de acordo com a faixa etária, segundo Maria Vitoria Seidl, pediatra e membro da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos/Fiocruz (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), unidade responsável pela produção da vacina AstraZeneca. “Quando uma nova medicação ou vacina é desenvolvida, o processo de testar essa substância em um ensaio clínico não é isento de riscos”, diz a médica. Por isso, todo estudo de novas substâncias passa por 4 fases diferentes, para avaliar a sua segurança e a eficácia. Os testes de vacinas no geral iniciam-se a partir dos adultos saudáveis, depois seguem para os adolescentes até chegar nos lactantes. 

“Crianças não são apenas adultos pequenos, elas têm um funcionamento fisiológico e um desenvolvimento diferentes. Então, elas podem apresentar reações adversas e riscos diferentes mesmo usando as mesmas substâncias que os adultos”, afirma a especialista. De acordo com Maria Vitoria Seidl, o momento dos estudos em crianças ainda chegará, pois são muito importantes para ajudar os pesquisadores a descobrir a melhor forma de tratar e proteger os pequenos. “Mas isso deve ser feito de forma muito cuidadosa, para trazer o mínimo de riscos e o máximo de benefícios para a criança. Por isso, os ensaios clínicos com crianças devem passar por avaliações éticas rigorosas e alcançar padrões específicos antes de serem liberados para recrutar participantes”, explica. 

Tânia Petraglia, médica pediatra e membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, concorda que não é possível apressar o processo, tudo precisa ser analisado com cautela. A médica também reforça que, para iniciar a imunização infantil, é necessário analisar dados científicos e epidemiológicos. “É preciso avaliar com muito cuidado se compensa vacinar uma população que não tem o risco aumentado de uma doença, mas têm o risco aumentado de reação vacinal”, diz. 

A aprovação da vacina Pfizer pela Anvisa para crianças acima de 12 anos é bastante significativa e pode-se esperar que outras vacinas contra o coronavírus também sejam aprovadas para crianças menores futuramente, segundo a médica. “É provável, à medida que novos ensaios clínicos comprovem eficácia e segurança de outras vacinas contra SARS-CoV-2 em populações infantis, que a Anvisa autorize a utilização em outras faixas etárias”, indica Maria Vitoria Seidl. 


LEIA TAMBÉM


Por que crianças ainda não estão sendo vacinadas no Brasil?

Apesar da vacinação dos adolescentes ser um grande avanço, ainda faltam estudos para permitir o uso das vacinas em crianças. A população pediátrica apenas poderá receber as doses com a aprovação da Anvisa. “A pandemia é uma situação emergencial e inusitada, precisa vacinar primeiro quem é do grupo de risco”, aponta a médica Tânia Petraglia. Como as crianças, em sua maioria, não são a faixa etária com maior chance de óbitos, complicações, internações ou desfechos desfavoráveis, elas não foram prioridade para tomar a vacina contra o coronavírus.

Ano passado, o número de crianças por covid-19 equivale a cerca de 0,6%, neste ano, o número desce para aproximadamente 0,3%, segundo a especialista. É uma quantidade grande, sem dúvidas, mas, proporcionalmente, é um volume baixo. “Vacinar crianças e adolescentes é importante, mas tem a sua hora e tem que ser dentro do que as nossas vacinas permitem”, afirma.

Tânia Petraglia ressaltou que diversos municípios do Rio de Janeiro, por exemplo, apresentaram números abaixo do que é considerado satisfatório em relação à vacinação. “A população não está indo se vacinar, isso é importante frisar. Antes não tinha vacina, agora tem, mas não estão se vacinando. O povo precisa aderir à campanha de vacinação”, enfatiza.

“O que eu posso dizer é que a avaliação de crianças será a próxima etapa das pesquisas. Chegou a hora de estudar o papel da criança na doença e a necessidade de vacinação”, completa a médica.

A importância de vacinar crianças contra a covid-19

As vacinas aprovadas pela Anvisa passam por muitos testes e análises rigorosos para garantir a sua eficácia, por isso, quando o momento certo chegar, as especialistas reforçam que é fundamental que os pais levem os pequenos para serem vacinados. “As vacinas são seguras, os eventos adversos mais comuns são dores locais e reações sistêmicas leves, como qualquer outra vacina”, diz Tânia Petraglia.

Mesmo que as crianças geralmente apresentem sintomas leves, elas ainda podem transmitir o vírus para outras pessoas. Há também crianças que pertencem ao grupo de risco, apesar de ser mais raro, que podem desenvolver quadros graves. “A Síndrome Inflamatória Multissistêmica em crianças (MIS-C), por exemplo, é uma doença grave que está associada a infecção prévia pelo coronavírus”, explica a médica Maria Vitoria Seidl.

Além disso, a imunização das crianças é crucial para atingir uma alta cobertura vacinal da população. “Todos que estão sendo chamados precisam ser vacinados. Precisamos diminuir a circulação do vírus, o desenvolvimento de casos graves, a quantidade de óbitos e a possibilidade do surgimento de novas variantes”, conclui Tânia Petraglia.


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui