Semana Mundial de Aleitamento Materno: apoio à amamentação visa um planeta mais saudável

Lives, podcasts, campanha pró-aleitamento materno e outras ações da Sociedade Brasileira de Pediatria marcam celebração do Agosto Dourado 2020

818
Semana Mundial de Aleitamento Materno: SBP fará lives sobre o tema; na imagem, mãe amamenta seu bebê no sofá
As atividades da SBP estão em consonância com o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM): “#WBW2020 Support breastfeeding for a healthier planet” (“Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”)
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O leite materno é considerado o alimento mais completo para se dar ao bebê de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida. Além de conter todos os nutrientes de que o recém-nascido precisa, amamentar contribui para fortalecer o vínculo entre a mãe e filho. Estudos mostram que o aleitamento materno reduz em seis vezes o risco de morte por diarreia e previne outras infecções, principalmente antes de um ano de vida. 

Para reforçar a importância da amamentação, acontece entre os dias 1 e 7 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno. No Brasil, uma série de eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) marcam o “agosto dourado”. A entidade preparou diversas ações que incluem uma série de lives para médicos – e uma especialmente para os pais, podcasts, conteúdos online e a elaboração de um Guia Prático de Aleitamento Materno.

“A amamentação é a base da vida, porque ela tem benefícios para a criança e para a mãe que amamenta, bem como benefícios para a sociedade e o futuro das comunidades. A SBP preparou muitas ações para reforçar o posicionamento da nossa instituição para este ato tão belo e importante para a saúde das nossas crianças”, frisou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

As atividades da SBP estão em consonância com o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM): “#WBW2020 Support breastfeeding for a healthier planet”. Em tradução livre, “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”. O tema foi definido pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que comemora a semana do aleitamento em todo o mundo, entre os dias 1º e 7 de agosto. Sob essa temática, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP elaborou o slogan “3x mais cuidado”, cujo mote sugere cuidar do planeta, cuidar da comunicação (aconselhamento) e cuidados em tempos de COVID-19.

Leia também: Amamentação: Veja aqui 5 mitos e verdades sobre aleitamento materno

Lactantes com covid-19 podem (e devem) amamentar

Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, destaca que mesmo mães que contraíram o coronavírus e estão amamentando não devem deixar a prática. “Lactantes com SARS-CoV-2 positivo, em bom estado geral e com cuidados adequados de higiene podem e devem manter a amamentação”, diz ele. O médico também ressalta a importância de cuidar “do planeta doente, das pessoas doentes com essa nova virose e principalmente cuidar de nos comunicarmos melhor. É preciso falar e ser entendido. Falar bem alto que o aleitamento materno é insuperável”.

Lives semanais com pediatras ao longo de todo mês

Temas como o aleitamento materno, o aconselhamento e cuidados em tempos de covid-19 serão debatidos nas lives que a SBP promove nesta segunda-feira e, a partir do dia 12, sempre às quartas às 20 horas, com transmissão ao vivo feitas pelo site da entidade: www.sbp.com.br/lives.

O dia 26 terá uma transmissão voltada especialmente aos pais, com a participação do dr. Marcus Renato de Carvalho, do site Aleitamento.com, e de todos os membros do Departamento Científico de Aleitamento Materno. Cada encontro terá em média entre 60 e 70 minutos de duração, com espaço para perguntas aos especialistas convidados, que esclarecerão as principais dúvidas dos participantes. As transmissões serão feitas pelo site da SBP.

Leia também: Apoio do pai durante a amamentação pode prolongar a prática, diz estudo

Podcasts sobre aleitamento materno

A SBP também preparou mensagens sobre a importância e os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê e que circularão nas redes sociais da entidade ao longo dos próximos dias. Além disso, todas as terças e quintas-feiras do mês de agosto serão lançados podcasts especiais relacionados ao aleitamento materno, com temas como: “Reflexos da amamentação na vida adulta“, “Covid-19 e o Aleitamento Materno: qual o caminho?” e “Como manter o aleitamento materno na volta ao trabalho“. Os programas serão produzidos pelos membros do Departamento de Aleitamento e postados na página da revista Residência Pediátrica.

Pediatria para famílias 

As ações da SBP também envolvem a comunicação com os pais. No mês de agosto, serão produzidos quatro textos para o site Pediatria para Famílias, sob a coordenação do dr. Moises Chencinski, com as seguintes temáticas: os preparativos do Agosto Dourado pela SBP; o que é a SMAM e o Agosto Dourado; Amamentação em tempos de Covid-19; e os benefícios do aleitamento materno para a saúde do planeta. O material pode se conferido na página: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/

Leia também: Leite materno é vida. Se puder, doe.

Guia sobre amamentação para pediatras

Outra iniciativa para o mês da amamentação no Brasil é a elaboração do “Guia Prático de Aleitamento Materno – Agosto Dourado 2020”, que será concluído em setembro. O documento tem como objetivo sanar as principais dúvidas dos pediatras em torno de 12 temas e ainda em relação às perguntas que surgirão durante as transmissões online das lives.

Os 12 temas já definidos para o Guia são: como os pediatras devem lidar e conduzir a perda de peso do bebê na primeira semana sem necessariamente introduzir fórmula; quando desmamar uma criança; leite materno para prematuros; mamadas noturnas: até quando e como conduzir; doação de leite humano e a escolha do leite adequado para o paciente prematuro; cuidados no pós-parto influenciam o futuro sucesso na amamentação.

O documento da SBP também abordará como se deve lidar com a livre demanda após a introdução alimentar; pediatra amigo da amamentação; aleitamento materno em famílias com diferentes configurações; como apoiar a mulher na volta ao trabalho; distúrbios gastrointestinais funcionais e aleitamento materno; e os reflexos da amamentação na vida adulta.

Leia também: Pediatra fala sobre saltos de desenvolvimento dos bebês

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui