Pediatra fala sobre saltos de desenvolvimento dos bebês

Há períodos em que o ritmo de desenvolvimento do bebê é mais acelerado e outros em que é mais lento, diz a médica

8891
Bebê em imagem usada para ilustrar matéria sobre saltos desenvolvimento dos bebês.
Mudanças repentinas no comportamento dos bebês podem ser sinais dos saltos de desenvolvimento
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Os bebês estão sempre mudando: em um piscar de olhos, os pequenos se transformam e os pais, é claro, acompanham tudo, cada pequena evolução de seus filhotes. Nesta fase, ocorrem os saltos de desenvolvimento do bebê – ou seja, momentos em que ele vai obtendo novas habilidades. São novas expressões, novos sons e novas descobertas com o próprio corpo. Os saltos de desenvolvimento também podem trazer algumas mudanças comportamentais. 

“O bebê está em constante desenvolvimento, mas esse ritmo não é linear, ou seja, há períodos acelerados e outros mais lentos”, diz a médica pediatra e neonatologista Thais Bustamante, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Ela explica que, toda vez que o bebê adquire uma habilidade funcional nova, ele fica tão obcecado e animado com a nova descoberta que quer praticá-la o tempo todo.


Leia também – Com videochamadas, mãe consegue ver bebê que está na UTI: ‘ele me busca com o olho’ 


Quando ocorrem os saltos de desenvolvimento, o comportamento do bebê muda porque ele se sente perdido em relação às novas habilidades que descobre – e isso o leva a ficar mais grudado com a mãe, por insegurança. Se o bebê passa a ficar chorão, carente, só quer colo e peito o tempo todo, tem mudanças no apetite e também no sono, mas não há nenhum sintoma físico que demande uma visita ao pediatra, ele está com os sintomas clássicos de saltos de desenvolvimento. 

“É uma fase em que é preciso ter mais empatia e paciência com o neném. Converse, brinque, cante, leia para a criança e dê o colo que ela busca”, orienta Thais. “Cada salto dura, em média, de alguns dias a algumas semanas, mas passa”, afirma. A médica explica alguns saltos de desenvolvimento que são previstos de acordo com a fase do bebê: 


Leia também – Dormir tarde pode aumentar risco de sobrepeso nas crianças, diz pesquisa 


  • 5 semanas: há melhora da visão, sorrisos ocorrem com mais frequência e há a capacidade de chorar com lágrimas.
  • 8 semanas: percepção de sons, cheiros e sabores. O bebê começa a vocalizar conscientemente e percebe as mãos e os pés.
  • 12 semanas: consegue firmar a cabeça, gritar e passa a ter curiosidade pelo mundo.
  • 19 semanas: esse é um dos saltos mais longos e o bebê consegue segurar objetos, trocá-los de mão, levá-los à boca, começa a rolar… são muitas as descobertas do período. 
  • 26 semanas: o bebê senta sem apoio e compreende que as coisas podem trocar de posição (dentro e fora, frente e trás), entende que a mãe se afasta e adquire maturidade para receber alimentos sólidos.

“E apesar de serem mais facilmente perceptíveis em bebês, os saltos de desenvolvimento ocorrem em crianças e adolescentes. Então, não acabam nesta fase, apenas mudam com a maturidade da criança”, declara Thais.


Leia também – Crianças de até 6 anos serão as mais afetadas, a longo prazo, pela suspensão das aulas presenciais 


Picos de crescimento

Segundo Thais, picos de crescimento estão relacionados à altura e não com o desenvolvimento. Para poder crescer, o corpo do bebê demanda mais energia, o que faz com que aumente a frequência das mamadas e ele acorde mais vezes à noite para mamar.

“Tem mãe que acha que o leite ficou fraco, passa a querer oferecer fórmula e não é isso. O bebê só está mamando mais para poder crescer. Conversar com o pediatra é essencial para que a nutrição do bebê ocorra de forma correta e o aleitamento materno não seja prejudicado”, defende a médica.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui