Retomada das aulas acirra brigas no WhatsApp

As decisões das famílias quanto a mandar ou não os filhos à escola têm provocado discussões calorosas em grupos de pais da escola

297
Retomada das aulas acirra brigas em grupos de pais no WhatsApp; mão segura celular e dedo toca na tela do aparelho
Famílias relatam se sentir desconfortáveis com pressão alheia quanto ao retorno às aulas presenciais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A empatia anda em baixa nos grupos de pais no WhatsApp. A decisão de retomar ou não as aulas presenciais, que pesa sobre os ombros dos pais, tem sido foco de inúmeras brigas. A Canguru News já abordou as dificuldades que envolvem a decisão sobre manter as crianças no modelo virtual ou retomar as aulas presenciais numa matéria especial publicada na semana passada. Esse desgaste se reflete nos grupos de pais e até chamou a atenção da grande mídia. Na segunda-feira, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma reportagem sobre as críticas e acusações mútuas entre os pais, seja quando optam por ficar em casa ou quando preferem mandar as crianças para a escola.

É comum, nestes grupos, que os pais sejam bombardeados com artigos, vídeos, opiniões de especialistas, de um lado ou de outro, como forma a tentar convencer aqueles que pensam diferente da maioria. A reportagem relata o desconforto das famílias com a pressão, que também pode surgir, muitas vezes, da própria escola.

Angela Soligo, professora da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), diz ser função dos colégios promover o diálogo para evitar esse tipo de constrangimento entre os pais. “A escola precisa ser a mediadora, orientar, instruir para evitar que as famílias se sintam acuadas ao decidir pelo que acham melhor aos seus filhos, porque esse tipo de situação acaba gerando conflitos e confusões entre as crianças”, afirma a professora à Folha de S. Paulo.

O Conselho Nacional de Educação definiu, no ano passado, que cabe aos pais definir se os filhos voltarão ou não para o modelo presencial. Portanto, as escolas devem assegurar esse modelo híbrido.

Não é de hoje que os grupos de pais no WhatsApp promovem polêmicas. A Canguru News já fez uma reportagem apontando prós e contras desses grupos no aplicativo, sobretudo quando os pais não têm bom senso e nem tampouco parcimônia. Agora, no contexto da pandemia, o senso de coletividade e solidariedade parecem não prevalecer, infelizmente.


Leia também: Etiqueta digital: replicar informações não confiáveis em grupo de pais da escola é irresponsabilidade


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui