Grupo de pais no WhatsApp: vilão ou aliado na vida escolar?

    461
    Símbolo do Whatsapp
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Daniele Passagli – Grupo de família, dos amigos, do bairro, da igreja, dos pais, dos alunos, dos professores… Enfim, existe uma imensidão de círculos no aplicativo de mensagens WhatsApp no dia a dia das pessoas. Por isso, a criação de um grupo de pais no início do ano letivo já faz parte da realidade de muitos colégios logo na primeira reunião de turma, com o objetivo de trocar ideias ao longo da vida escolar de seus filhos. Os assuntos são os mais diversos possíveis, incluindo alimentação, dúvidas em relação ao dever de casa, estrutura do colégio e, inclusive, comentários sobre os professores (seja para elogiá-los ou criticá-los).

    Existem também grupos de alunos que são muito interessantes para o aprendizado escolar. No caso de alguém faltar à aula por motivo de força maior, ele poderá ser ajudado pelos demais colegas com a atualização do conteúdo e de alguma tarefa para o próximo dia. Também não podemos deixar de fora os grupos de professores, que têm sido fundamentais para discutir temas que podem ser muito relevantes para levar aos alunos.

    Toda ferramenta tecnológica, como o WhatsApp, tem seus prós e contras, mas, se for usada com bom senso, só tende a acrescentar na vida e na rotina educacional dos filhos. É comum, nos grupos de pais no WhatsApp, o compartilhamento de informações sobre os eventos do colégio e as novidades para enriquecer o conteúdo de estudo dos filhos. Muitas vezes, os pais acabam não vendo uma circular encaminhada pela escola, até pela rotina intensa do dia a dia, e, por meio do grupo, ficam a par de algo interessante que o colégio está promovendo. Além disso, no caso de dúvidas sobre o dever de casa ou em relação a uma disciplina ou conteúdo do qual não houve total compreensão, eles podem trocar ideias entre si e conseguir saná-las. Marcar encontros de interação entre pais e alunos também é muito interessante.

    São desnecessários comentários muito específicos, como criticar um aluno da sala, comparar o desempenho dos filhos de um e de outro ou falar mal do professor, o que pode desencadear a famosa fofoca

    Claro que o aplicativo deve ser usado como uma ferramenta para ajudar, e não para atrapalhar. Por isso, sempre orientamos que são desnecessários comentários muito específicos, como criticar um aluno da sala, comparar o desempenho dos filhos de um e de outro ou falar mal do professor, o que pode desencadear a famosa fofoca. Nesses casos, os pais devem abster-se de comentar esse tipo de assunto e procurar a escola para esclarecimentos, trocando somente informações que serão necessárias para uma convivência saudável entre pais, alunos, professores e toda a escola.

    Se usado com parcimônia, o grupo de pais pode colaborar, e muito, para o crescimento pessoal dos filhos e até para a formação escolar.

     
    Daniele Passagli é diretora pedagógica do Coleguium Rede de Ensino.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui