Assuma o controle e atinja seus objetivos – ou alguém o fará por você

Escolher dizer "não", não é fácil, mas se treinar o cérebro para fazer isto, ele te ajudará nesta jornada

333
Assuma o controle e atinja seu objetivo – ou alguém o fará por você; mulher pensativa com notebook aberto olha ao horizonte
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Ultimamente eu tenho estudado vários autores que falam sobre produtividade, prioridade e principalmente fazer o que é essencial – ou seja, fazer o que realmente importa. Não se trata de fazer mais, se trata de fazer as coisas certas. Também não se trata de fazer menos e fazer só por fazer. Trata-se de investir tempo e energia de forma mais sábia e ao nosso favor.

Nos cobramos muito o tempo todo, principalmente em um momento como este, de pandemia, que estamos atravessando. Achamos que podemos fazer e ter tudo e acabamos dizendo sim às demandas que surgem sem nem pensar direito. No final do dia, ficamos com a sensação de que não fizemos nada. Estamos esgotados, sobrecarregados. Esta tem sido a realidade da maioria das pessoas que me procuram e a minha realidade também.

E a pergunta que fica é: Como é que dou conta de atingir meus objetivos, sejam eles quais forem: trabalho, criação dos filhos, relacionamento, dieta? Diante deste cenário, alcançá-los pode se tornar mais difícil.

Chegou o momento de você assumir que não pode fazer e ter tudo. Você precisa escolher o que de fato é mais importante. É uma escolha difícil, mas necessária. E eu quero te dizer que se você não fizer esta escolha, alguém fará por você. Você só alcançará o seu objetivo se mantiver constante atitudes básicas – e muitas vezes óbvias –, mas que por achar que são tão obvias e simples, você acaba não as fazendo.

São regras simples, mas que seguidas constantemente, darão certo.  É um treino diário, lembra que falamos da consistência? Não adianta fazer em um dia e esquecer nos outros. Escolher dizer “não”, não é fácil, mas se treinar o cérebro para fazer isto, ele te ajudará nesta jornada.


Leia também: Pesquisa mostra como a culpa materna afeta os filhos


Cinco passos para assumir o controle da sua vida e atingir seus objetivos:

Primeiro passo: escolha o que de fato precisa fazer. Poucas coisas são realmente importantes. Pare de pensar que tudo é prioridade. Pergunte-se diante da sua lista de tarefas qual dentre todas elas você de fato precisa fazer. Qual delas estão alinhadas ao seu objetivo. Lembre-se: defina para que elas não definam por você.

Segundo passo: faça uma lista das suas prioridades conflitantes, sim, são aquelas tarefas que você protela para fazer. São as tarefas que te atormentam. Olhe para esta lista e se pergunte: para qual delas direi não. Esta pergunta irá te revelar a sua verdadeira prioridade.

Terceiro passo: pegue a sua lista do que é essencial realizar e acrescente pelo menos uma tarefa desta lista de prioridades conflitantes até que ela acabe. Seu cérebro precisa entender que você está bem e que você está no controle.

Quarto passo: coloque na sua lista de prioridades tarefas que ao realizar durante o seu dia você tenha a sensação que está caminhando. Assim você eliminará a sensação de que faz, faz, faz e parece que não fez nada. Crie uma tarefa, que irá te dar a sensação de missão cumprida.

Quinto passo: por fim, você fez sua lista, eliminou o que estava te incomodando e terminou o seu dia.  Agora é a hora de sentir a alegria e a sensação de missão cumprida. Vibre por menor que ela tenha sido e pense que agora você está no controle.  

Tenha certeza que se você organizar o seu cérebro para pensar assim desta forma simples e óbvia você terá mais tempo, disposição e energia para transformar a sua vida.  


Leia também: Pesquisa mostra como a culpa materna afeta os filhos


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Andrea Romão
Andrea Romão é psicóloga há mais de 20 anos, pós-graduada em Gestão de Pessoas, com certificações internacionais em Coaching, Programação Neurolinguística, Neurociência e EFT (Emotion Freedon Tecniques). Há dez anos, trabalha com reeducação emocional, ajudando adultos e crianças a entender e lidar com as suas emoções.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui