5 livros sobre educação socioemocional para pais

Os especialistas do Laboratório Inteligência de Vida, programa de educação socioemocional, indicam obras que podem ajudar os adultos a entender a importância das competências e habilidades socioemocionais

2032
5 livros sobre educação socioemocional para pais; mulher sentada segura livros sobre pernas
Livros podem ajudar pais e filhos a a lidar melhor com suas emoções
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Após mais de um ano de isolamento social e convivência intensa em família, muitos pais estão exaustos com tantas demandas a dar conta: as aulas online das crianças, as brigas constantes entre irmãos, o trabalho, a casa… Junto às tarefas, surge um turbilhão de emoções difíceis de evitar, como medo, angústia e a ansiedade relacionadas a tudo que estamos vivendo com a pandemia e que não sabemos quando vai acabar. Sem falar que as crianças também estão cansadas, muitas, com oscilações de humor, irritabilidade, depressão e insônia, entre outras mudanças de comportamento.

“Não é fácil conciliar tudo e conseguir manter um equilíbrio emocional”, diz a educadora parental portuguesa Magda Gomes Dias em artigo publicado na Canguru News.

Reconhecer as emoções e aprender a lidar com elas pode ajudar muito a tornar o dia a dia – de crianças e adultos – mais tranquilo e saudável. Para tanto, especialistas da área pedagógica do Laboratório Inteligência de Vida (LIV), programa de educação socioemocional, prepararam cinco sugestões de livros que podem ajudar pais e responsáveis a entenderem melhor o que é inteligência emocional e a importância das competências e habilidades socioemocionais para enfrentar momentos difíceis como o que estamos vivendo agora. Confira a seguir as dicas dos especialistas.


Leia também: Saiba como entrar em sintonia com seu filho – e assim ajudá-lo no equilíbrio emocional


1 – “Entre pais e filhos”, Haim Ginott 

É um guia prático que oferece sugestões concretas e soluções proferidas para lidar com situações do dia-a-dia e problemas psicológicos enfrentados por todos os pais. Apresenta conselhos especializados extraídos dos princípios básicos da comunicação que orientarão os pais a viver com os filhos com respeito mútuo e dignidade. Traz uma receita direta para criar filhos com empatia e disciplina apresentando novas técnicas de comunicação que modificam positivamente a forma como os pais falam e ouvem seus filhos.

2 – “Inteligência emocional”, Daniel Goleman

Partindo de casos cotidianos, na obra, o autor mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. O fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico. Pais, professores e líderes do mundo dos negócios sentirão o valor desta visão arrebatadora do potencial humano.


Leia também: Daniel Goleman: inteligência emocional na pandemia


3 – “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, Carol Dweck

A autora do livro desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Ela revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.


Leia também: Seu filho é emocionalmente inteligente?


4 – “O palhaço e o psicanalista”, Christian Dunker e Cláudio Thebas

Encontro à primeira vista impossível, um palhaço e um psicanalista, em um insight inusitado, se cruzam e se reconhecem no emocionante compromisso de revelarem a escuta como um tratamento social dos conflitos, mas também como um caminho para tornar a experiência humana mais rica e interessante. Fruto da partilha de histórias, casos e algumas reflexões ora filosóficas, ora divertidas entre o psicanalista Christian Dunker e o educador e clown Cláudio Thebas.

5 – “Por que amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor,” Renato Noguera

Por que amamos? O que está por trás desse sentimento que, segundo dizem, move montanhas? É se debruçando sobre a filosofia, a ancestralidade, mitos africanos, indígenas, orientais, ocidentais e até sobre a biologia que Renato Noguera nos leva a refletir sobre os diferentes significados do amor. Amar é querer aprender, ensinam-nos os gregos. A esse aprendizado, soma-se outro fundamental, desta vez proveniente de culturas afro-indígenas: amar não é uma emoção individual, mas coletiva, e pode envolver duas, três, quatro pessoas, ou mesmo uma comunidade inteira – o que é explicado também pela biologia.


Leia também: Sensação de pertencimento à escola e suporte emocional da família melhoram desempenho escolar


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui