Saiba como entrar em sintonia com seu filho – e assim ajudá-lo no equilíbrio emocional

Veja como ajudar uma criança ter um comportamento equilibrado para lidar melhor com as frustrações, raivas e outros sentimentos

1008
Como ajudar seu filho a ser emocionalmente equilibrado; mãe e filho estão deitados no chão e ele desenha em papel branco
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quando pensamos em um alguém emocionalmente equilibrado, pensamos em três aspectos: o primeiro aspecto é quanto tempo ele demora para explodir, para sair do sério, perder o controle. O segundo aspecto é o quão fundo ela vai quando explode. Qual a reação diante de um problema. E o terceiro aspecto é quão rápido ele volta para o estado normal.

Teoricamente, um adulto emocionalmente equilibrado deveria demorar para explodir diante de alguma situação e, se explodir, não ir tão fundo, tirar a situação “de letra” e voltar rapidamente ao estado normal.

Leia também: Reconhecer as emoções: quanto mais cedo os pais começarem, melhor

Se para um adulto já é difícil ter este comportamento tão equilibrado, imagine para as crianças? Mas saiba que é possível você conseguir desenvolver este comportamento em seu filho desde a infância, contribuindo muito para sua fase adulta.

No geral, quanto tempo seu filho demora para explodir, para se irritar com alguma situação ou mesmo para fazer uma birra? Quanto tempo ele demora para perder o equilíbrio? Ele aguenta ou estoura logo? Quando ele estoura, quão fundo ele vai neste comportamento, o quanto fica irritado? E qual o tempo que ele leva para voltar ao seu estado normal?

Pensando de forma prática, seu filho é emocionalmente equilibrado se ele demora a explodir e, se explode, não vai tão fundo e se vai, retorna rapidamente ao estado normal. Se seu filho ainda não está neste estágio, vou dar aqui duas dicas que podem
te ajudar a colocá-los neste nível.

2 dicas para ajudar seu filho a ser equilibrado emocionalmente

1. Entre em sintonia com seu filho. Quando seu filho explode você precisa se comunicar com ele de forma que ele te entenda. A conversa não pode ser desconfortável. Então se ele está encolhido, sentado no chão porque explodiu, sente-se no chão com ele. Se ele estiver com as pernas cruzadas, cruze as suas também. Se ele está falando baixinho, fale baixinho também. Você precisa entrar em sintonia e não ser uma ameaça a ele. Se você experimentar esse comportamento, vai perceber uma maior conexão com ele.

Leia também: ‘Quando os filhos nos decepcionam, é importante celebrar os acertos’, diz Augusto Cury

2. Auxilie seu filho a expressar seu sentimento de forma adequada. Essa é uma técnica utilizada nos processos de coaching para criança. Vamos imaginar que seu filho passe por um momento de raiva. Por exemplo, ele está jogando videogame e um amigo o destrói no jogo. Ele fica com muita raiva e começa a xingar o colega, dizendo que é um traidor, que não é mais seu amigo, enfim – sim isto já aconteceu em casa com meu filho. Este comportamento não é adequado e você precisa rompê-lo. Para tanto, você pode perguntar a seu filho o que ele está sentindo, de forma que esteja em sintonia com ele. Ele vai responder que sente muita raiva do amigo. Você diz que o entende e pergunta que outra forma ele poderia utilizar para expressar a raiva e irritação. Ele pode trazer respostas como: dizer ao amigo o quanto ele o irritou, parar de jogar com ele, relaxar um pouco e depois voltar ou, ainda, escrever ou que está sentindo. à medida em que seu filho for respondendo, a raiva perderá a intensidade e ele estará sentindo-se muito melhor.

Quando seu filho entra em um estado emocional negativo, não vai adiantar você dizer “Não faça isto”. Desta forma, você não estará entrando em sintonia com ele. Eu sugiro que você pergunte o que ele está sentindo naquele momento e qual o motivo daquele sentimento. Ele se sentirá seguro de que pode expressar seus sentimentos e principalmente que será entendido. Você o ajudou a interromper uma conexão neural negativa que poderia ter se instalado em sua mente e contribuiu para que no futuro ele saiba que pode expressar suas emoções e que mesmo que as expressa logo, tudo estará bem.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Leia também: Pediatras analisam como a resiliência impacta no comportamento das crianças

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui