‘Quando os filhos nos decepcionam, é importante celebrar os acertos’, diz Augusto Cury

Boa parte dos pais tende a destacar os erros dos filhos – assim como os professores tendem a apontar os comportamentos inadequados dos alunos – mas o excesso de críticas pode gerar traumas

1496
Celebrar os acertos, em vez de apontar falhas, ajuda a criar histórias de amor, diz Augusto Cury, que aparece nesta imagem sentado, com braço apoiado sobre livros em mesa de madeira.
80 a 90% das correções feitas só pioram os filhos e alunos, que ao receber críticas em excesso, podem ficar traumatizados.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Alguns comportamentos deveriam ser mais frequentes entre as famílias nesta quarentena. Pais deveriam celebrar os acertos, destacar o que os filhos fazem de bom, por exemplo, em vez de somente criticá-los. A sugestão é do psiquiatra Augusto Cury, um dos palestrantes mais requisitados do país, autor de 55 livros, publicados em 70 países e que já venderam mais de 30 milhões de exemplares.

Para ele, estamos na ‘era de apontamento de falhas’, ligada a uma educação racional, e precisamos mudar para a ‘era da celebração de acertos’, que valoriza o emocional das pessoas. “Quando os filhos nos decepcionam, é importante celebrar os acertos, e não apontar as falhas, pois quem faz isso está apto a consertar máquinas, mas não a construir belas histórias de amor”, disse o escritor durante o encerramento do 3º Congresso Nacional da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), realizado este mês de julho de forma online.

Para Cury, boa parte dos pais tende a destacar os erros dos filhos – assim como os professores a observar os comportamentos inadequados de seus alunos. Porém, 80% a 90% das correções só pioram os filhos e os alunos e pode deixá-los traumatizados, fazendo com que guardem na memória os comportamentos agressivos, impulsivos e indelicados que receberam dos adultos. “Se nós não aprendermos a aplaudir uns aos outros, nosso córtex cerebral não abrirá janelas saudáveis para neutralizar traumas”, diz o psiquiatra.

Agir com delicadeza e buscar entender o funcionamento da mente das crianças e dos adolescentes pode ser o caminho. Pais e professores devem usar o olhar sociomemocional para observar os comportamentos notáveis. “Devemos ver charme nos defeitos das pessoas, devemos aplaudir comportamentos que passam despercebidos ao nosso olhar tosco e que deveriam ser exaltados para formar núcleos saudáveis e ajudar as pessoas se reinventarem.”

O ambiente estressante, um conflito, um comportamento – que em outras situações geraria ação de desaprovação – tem de ser usado por pais e professores para elogiar a pessoa que erra em primeiro lugar e só depois apontar a falha. Para mostrar o tanto que esse aluno ou filho tem capacidade para se reinventar. “Isto é gestão da emoção, aprender a mudar. Quando ensinamos habilidades de gestão da emoção, os alunos e os filhos mudam completamente sua agenda.”

Leia também: Seu filho é emocionalmente inteligente?

O que dizer aos filhos e alunos frente a comportamentos inadequados

O psiquiatra explica que exaltar o bom comportamento de alunos que dão “dores de cabeça” serve de estímulo para que reproduzam esses comportamentos saudáveis e isso pode fazer com que mudem para a melhor. Cury ressalta que até aqueles alunos que aparentemente criam um tumulto em sala de aula, que são agitados, tensos, inquietos, intolerantes, têm momentos solenes. E é importante celebrar os acertos que apresentam com frases como:

  • “Querido aluno, parabéns por ter se concentrado enquanto estou fazendo a exposição.”
  • “Parabéns, porque você foi generoso ao ter essa ou aquela atitude.”
  • “Você elevou o tom de voz, teve um comportamento que me decepcionou, mas quero dizer que você não é mais um número nesta classe, eu aposto em você.
  • “Você é um aluno insubstituível e pode e deve brilhar na vida’. 

Leia também: É possível manter o equilíbrio emocional na quarentena?

Excesso de informações deixa crianças irritadas e ansiosas

Outro problema apontado pelo psiquiatra diz respeito ao excesso de tempo que as crianças e os adolescentes dedicam às mídias sociais. Segundo Cury, “uma criança de 7 anos de idade hoje tem mais informações que o imperador romano tinha no auge de Roma”. E essa “intoxicação digital” traz consequências como irritabilidade, ansiedade, consumismo e insatisfação crônica. Pode, segundo o psiquiatra, deixar a mente muito acelerada e gerar uma quantidade excessiva de estímulos, fazendo com que as crianças tenham dificuldade em se concentrar.

“Nenhum lugar está bom, as pessoas têm asco ao tédio e isso tem abarcado crianças e adolescentes, tem asfixiado a capacidade criativa de alunos e filhos de elaborarem experiências, perdas, fracassos, crises, angústias, fobias, para que cresçam e desenvolvam uma personalidade saudável”, declara o especialista.

Assim, filhos e alunos queimam etapas da vida e não conseguem amadurecer, seja aos 10, aos 15, 20 ou 30 anos. Eles acabam infantilizando o seu ‘eu’ e suas emoções, e se tornam adultos com idade emocional inferior à sua idade verdadeira, o que os impede de serem autores de sua própria história.

Para mudar esse cenário e contribuir com a educação socioemocional de crianças e adolescentes, Cury aconselha: “Se querem ter uma mente saudável, serena e tranquila e prezam o mesmo para seus filhos e alunos, vocês têm de incentivá-los a desacelerarem seus pensamentos, a contemplarem o belo, a fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos”.

Assista aqui à palestra de Augusto Cury durante evento da Fenep.

Leia também: Reconhecer as emoções: quanto mais cedo os pais começarem, melhor

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui