HPV: vacinação entre 9 e 14 anos é essencial para prevenir vários tipos de câncer

O imunizante pode ser encontrado no SUS e em clínicas particulares; pediatra dá detalhes sobre aplicação da vacina, contraindicações e reações adversas

223
Médica aplica vacina HPV em garota adolescente
Quanto mais cedo a vacina for aplicada, maior a proteção contra o vírus
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

HPV, abreviação em inglês que significa papilomavírus humano, é uma infecção comum, sexualmente transmissível, que pode provocar lesões precursoras de alguns tipos de cânceres e verrugas nos órgãos genitais e no ânus. 

A vacinação é a medida mais eficaz de se evitar o contágio de HPV, reduzindo em 87% as chances de desenvolver câncer de colo de útero nas gerações atuais, em comparação com as anteriores que não foram vacinadas. Quanto mais cedo a vacina for aplicada, maior a proteção contra o vírus. O HPV é dividido em subtipos que representam baixo ou alto risco de câncer

O imunizante pode ser encontrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e em clínicas particulares, que oferecem uma versão nova, a nonavalente (HPV9), que atua contra nove subtipos de HPV. Saiba mais sobre a vacina contra o HPV abaixo. 

Previne: Cânceres e verrugas anogenitais causados pelo HPV. 

Taxa de proteção: A vacina quadrivalente (HPV4) previne câncer de colo de útero causado pelo HPV 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos da doença. Também previne o aparecimento de 90% das verrugas causadas por HPV 6 e 11, além do câncer de pênis, escroto, ânus e orofaringe. Já a vacina nonavalente contempla ainda os genótipos 31, 33, 45, 52 e 58 , causadores de 15% das neoplasias anogenitais.

Quando vacinar: O Ministério da Saúde recomenda que meninas e meninos, entre 9 e 14 anos incompletos, tomem duas doses da vacina com intervalo de seis meses entre elas.

A Sociedade Brasileira de Imunologia recomenda a vacina de HPV nonavalente para ambos os sexos, entre 9 e 45 anos de idade, aplicada em duas doses: a primeira aos 9 anos e a segunda com intervalo de 6 meses após a primeira. Para indivíduos maiores de 15 anos são prescritas três doses da vacina, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda, e de seis meses entre a segunda e a terceira.

LEIA TAMBÉM:

Vacinados com uma ou duas doses de HPV4 que forem tomar a nonavalente:

Duas doses de HPV9 (intervalo entre as doses: 0 – 6 meses) para aqueles de 9 a 14 anos, com intervalo de seis meses da 1ª dose de HPV4.

Três doses de HPV9 (intervalo entre as doses: 0 – 2 – 6 meses) para aqueles a partir de 15 anos, respeitando o intervalo de dois meses da 1ª dose de HPV 4 ou de três meses da 2ª dose de HPV4.

Completamente vacinados com HPV4: duas doses de HPV9 para aqueles de 9 a 14 anos (intervalo entre as doses: 0 – 6 meses), e três doses (intervalo entre as doses: 0- 2 – 6 meses) a partir de 15 anos, respeitando o intervalo mínimo de um ano da última dose de HPV4.

Contraindicações: gestantes e indivíduos com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina.

Reações adversas: dor, vermelhidão, inchaço no local da aplicação, irritabilidade, choro e febre.

Diferença entre a vacina oferecida pela rede pública de saúde e a de clínicas particulares: as clínicas privadas oferecem a vacina de HPV nonavalente, mais completa. Além disso, também oferecem vacinação para uma faixa etária maior do que a disponível nos postos de saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui