Como resistir à tentação de dizer “sim” (por puro cansaço)

Dizer "sim" aos filhos com frequência pode impedi-los de desenvolver a habilidade de negociar, de improvisar com os recursos que têm disponíveis e enfrentar desapontamentos

1247
Dizer
O equilíbrio entre a obediência e o permissivo, que garanta a manutenção de limites, é um desafio para muitos pais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Houve épocas em que dizer “não” para os filhos era algo muito comum, que fazia parte da educação mais rígida praticada pelas gerações passadas. Com o passar dos anos e as mudanças nas formas de criar os filhos, a educação se tornou mais flexível e o “sim”, mais frequente. Hoje, o ideal, dizem os especialistas, é chegar a um meio termo entre exigir a obediência extrema e ser muito permissivo, que garanta a manutenção de limites.

Mas, em tempos de quarentena, em que as famílias tiveram de mudar radicalmente sua rotina e os pais estão quase sempre sobrecarregados de tarefas, o “sim” tem se mostrado uma tentação – ou melhor, uma prática comum. Afinal, como negar algo ao filho enquanto se participa de uma reunião por videoconferência com a equipe de trabalho? Como convencer a criança de que ela deve brincar sozinha em vez de assistir a um desenho na TV, sendo que ela (com razão) diz já não aguentar mais brincar sozinha dentro de casa? Diante da necessidade do “confinamento”, o cansaço, a exaustão e o peso na consciência por tantas negativas podem ser o motivo do “sim” mais frequente.

A prática, no entanto, pode prejudicar as crianças, por exemplo, impedindo-as de desenvolver a habilidade de negociar, de improvisar com os recursos que têm disponíveis e enfrentar desapontamentos, afirma reportagem da revista Gama. “A vida é uma sucessão de fracassos e perdas, e também de êxitos e alegrias. Uns não existem sem os outros. Se você aprende a fazer lutos dos insucessos e das perdas quando é criança, elaborando em cima de temas mais simples, como uma nota baixa, aprende a lidar com algo essencial na vida: os desafios, as dificuldades e as frustrações”, afirma o pediatra Daniel Becker na reportagem.

Leia também: Sentimentos e comportamentos desafiadores em tempos de quarentena

Quando manter o “não”

Há situações que não são negociáveis. A hora do banho, de escovar os dentes e de comer, por exemplo, são ações que a criança tem que fazer sim ou sim. Mas há momentos em que desejar que o filho entenda as razões por trás de uma resposta negativa pode se mostrar pouco produtivo. Principalmente, para as crianças mais novas.

A psicóloga Rosely Sayão explica que durante a primeira infância, principalmente, nos três primeiros anos de vida, dizer “não” é uma estratégia que não terá muito sucesso. “Uma criança dessa idade usa mais a palavra ‘não’ do que os pais. ‘Hora de tomar banho!’ ‘Não.’ ‘Hora de comer.’ ‘Não’. Isso não quer dizer uma negativa, mas uma afirmação: ‘Eu sou eu e quero algo diferente de você’”, explica Rosely.

Nessa fase, em vez de dizer “não”, é mais eficaz mudar o foco da criança, levá-la para outro ambiente, inventar uma brincadeira nova ou algo que a faça esquecer do que ela tanto queria fazer.

Por volta dos três ou quatro anos, a criança apresenta um pouco mais de maturidade, já que tem um controle maior de suas emoções. “E aí o diálogo sempre faz bem: você pode conversar, acolher as emoções e as frustrações mas manter os limites do que está propondo relativamente firmes, sem ser rígido”, diz Daniel Becker.

Leia também: O comportamento do seu filho regrediu nessa quarentena? Calma! É normal (e dá para ajudá-lo)

A necessidade da escuta

Dizer “não” com inteligência e equilíbrio requer escuta e ação. “Precisamos ouvir mais o que os filhos dizem. No geral a gente só tem disposição para falar, e chama de diálogo o que é na verdade falação. Mas se a gente ouve a criança, ela dá sinais”, explica Rosely. Ela diz que os pais têm de estar muito seguros do motivo de dizer “não” ao filho e demonstrar uma atitude que seja condizente com a negativa – ou corre-se o risco de ter seu significado esvaziado, principalmente quando usado em excesso. 

Ao negar tudo que a criança pede ou tenta fazer, a chance dela ignorar o “não” é maior. Saber dosar o “não” e usá-lo com moderação é fundamental. “Eu costumo dizer que criança não precisa de limite, mas de adulto. É o adulto que determina limite: não adianta dizer para a criança ‘não suba a escada’. Isso não é um limite. O limite é impedir que a criança suba a escada”, relata a psicóloga.

Para a educadora parental Lua Barros, é importante se questionar por que estamos dizendo não. “É para meu benefício, meu conforto ou para o conforto da criança? Por que eu não quero que meu filho se suje, por exemplo?”, indaga ela.

Mas, lembrando, vivemos uma situação atípica, em que o emocional de crianças e adultos está abalado, então, os combinados não precisam ser tão rigorosos, sugere Daniel Becker. Ser mais tolerante com o tempo – o tempo maior de sono, da TV e no celular, por exemplo, é recomendado. “Tem que se perdoar, ter tolerância consigo mesmo e com as crianças”, explica Becker que propõe brincadeiras em família e atividades que demandem movimento para que as crianças de exercitem e gastem energia.

Leia também: Reconhecer as emoções: quanto mais cedo os pais começarem, melhor

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui