O que você faz quando discorda da professora de seus filhos?

A educadora parental Magda Gomes Dias comenta o que disse a uma mãe que lhe perguntou sobre o assunto, usando experiência que ela mesma teve na escola de seus pequenos

303
O que você faz quando discorda do método da professora de seu filho?; mulher adulta de casaco rosa tem os olhos para o lado e lábios para outro
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Durante conversas matinais com meus seguidores, muitas vezes, deixo reflexões, outras vezes, provocações, mas também partilho textos que me inspiram e me fazem pensar.

Certa vez, contei o que aconteceu no momento em que já há muitos anos a professora dos meus filhos revelou que utilizava um método com o qual eu, que estudo e trabalho com as questões da educação, tinha sérias reservas. 

Na ocasião em que isso ocorreu, há cerca de sete anos, um grupo de mães olhou para mim e esperou que eu reagisse. Não fiz nada. Quando nos encontramos depois, perguntaram-me o que eu iria fazer, sobretudo porque tinha escrito sobre o assunto dois dias antes desse encontro com a professora. 

A minha resposta foi um seguro “Não vou fazer nada.” A verdade é que sei que não posso nem quero controlar tudo na vida dos meus filhos, expliquei-lhes. Isto é a vida a acontecer e se eu reclamar ou quiser mudar sempre tudo, quando as coisas não são do meu agrado, então estou a prejudicar os meus filhos e a desrespeitar as decisões dos outros, que são tão livres quanto as minhas. Do meu lado, irei ajudar os meus filhos a compreenderem o que se pretende, darei o meu ponto de vista, e escutarei o que têm para me dizer, verificando se isso lhes traz prejuízo ou não. 


Leia também: 7 passos para promover a comunicação não violenta com as crianças


Por mensagem, uma mãe comentou que a professora da filha dava doces como incentivo e que ela discordava. O que fazer?
Coloquei esta questão à audiência da live que fiz na tarde em que escrevo este artigo, e todos disseram que a mãe deveria falar com a professora e explicar que não era boa ideia.0

Desejamos criança desenroladas, autônomas e que afirmem o que desejam. Mas depois metemo-nos no meio para lhes resolver os problemas.

– E a sua filha consegue dizer que não? – perguntei à mãe que me escreveu.
– Consegue – respondeu ela.
– Então, parece-me que o assunto está resolvido – afirmei.

Embora possam me dizer “se fosse o meu, ele aceitaria”, o nosso primeiro pensamento é, muito frequentemente, ter uma daquelas conversas “francas” com o outro. No que toca à parentalidade, nada mais errado, sobretudo quando são situações deste tipo. 

Queremos crianças capazes, emancipadas e decididas, mas depois tiramos-lhes oportunidades como estas de pensarem por si e afirmarem-se. Não estou a dizer que não partilhemos os nossos receios e pontos de vista, mas será que primeiro não vale a pena dotar os nossos filhos de estratégias?

Vamos pensar nisto?


Leia também: Seu filho tem autonomia?


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Magda Gomes Dias
Magda Gomes Dias, 44 anos, tem dois filhos: Carmen, 12 anos, e Gaspar, 9 anos. É natural do Porto, Portugal, e fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, onde oferece programas de certificação e especialização na área. Autora do blog 'Mum's the boss', escreveu os best-sellers 'Crianças Felizes' e 'Berra-me Baixo', além do livro 'Para de Chatear a Tua Irmã e Deixa o teu Irmão em Paz'.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui