5 maneiras de aproximar as crianças do mundo das artes

As expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento e a criatividade, e podem ser trabalhadas com os pequenos desde cedo

83
Criança faz pintura em papel
Crianças devem ser incentivadas a explorar atividades como a pintura
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Diferentes formas de expressões artísticas que podem ser inseridas no dia a dia dos pequenos, desde desenhos a pinturas, música, leitura ou mesmo criação de histórias. O trabalho com artes contribui para o desenvolvimento cognitivo, podendo ajudar também na comunicação e na criatividade das crianças desde a primeira infância. 

Para Josué Artigas Machado Junior , diretor do Marista Escola Social Curitiba, as crianças têm a própria forma de ver o mundo, e a arte fortalece a expansão desse olhar. “Por meio dos desenhos, da livre pintura, do personagem de um livro ou até de uma música, a criança pode expressar seus sentimentos, mesmo quando ainda não tem no vocabulário todas as palavras necessárias”, reforça. 

Não há apenas uma maneira ou um caminho para que as crianças se aproximem das artes e da cultura. Seja em casa, na escola ou nos momentos de lazer, os pequenos podem ser apresentados às atividades artísticas de diversas formas. “O importante é deixar a criança explorar esses universos, criando oportunidades para que possa interagir com diversas manifestações da arte”, destaca Josué. Para os pais e responsáveis, veja a seguir dicas de como integrar a arte à rotina. 

LEIA TAMBÉM:

Passeios culturais

Nos momentos de lazer, levar as crianças aos museus pode ser uma ótima opção. Vale pesquisar sobre exposições interativas, assim como museus de ciência e história e programar um passeio para que as crianças se familiarizem com esse ambiente e o tenham de referência no futuro. 

Pintando o sete

A expressão antiga pode ser utilizada para aproximar as crianças da pintura. O colorido das tintas e pincéis podem incentivar esse pequeno artista, além de colaborar com a coordenação motora e identificação das cores e desenhos. Vale entrar na brincadeira  e pintar junto da criança também. 

Aumenta o som, DJ!

Ouvir música é uma das atividades favoritas das crianças. Aqui vale apresentar alguns instrumentos musicais, começando com os de percussão, que podem ser aliados na hora de se iniciar nesse universo. A dança incentiva a expressão corporal e também é fundamental para o desenvolvimento. 

Boas histórias não são esquecidas

A literatura é uma das expressões mais utilizadas, principalmente na infância. Portanto, sempre é tempo de contar boas histórias para as crianças, ler os livros clássicos infantis, compartilhar personagens favoritos e deixar que essa imaginação tome conta. 

Vamos brincar de atuar? 

Além de ir ao cinema e ao museu, o teatro é uma das expressões que mais encantam as crianças. Vale assistir a espetáculos em cartaz na sua cidade, como também criar sua própria peça em casa, utilizando cortina, luzes, fantoches ou aquela fantasia de carnaval na gaveta. Que tal?

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui