3 canais online que ajudam a manter a rotina de exercícios das crianças na quarentena

3150
Imagem mostra mãe e filha fazendo alongamento sentadas no chão para ilustrar matéria sobre como manter a rotina de exercícios das crianças na quarentena.
É importante manter a rotina de exercícios das crianças durante o período de isolamento social. Foto: Freepik
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Todos sabem como é importante para o desenvolvimento das crianças que elas pratiquem atividades físicas. Por isso, mesmo durante o período de isolamento social, é preciso que os pequenos continuem se exercitando dentro de casa. O segredo (e também o maior desafio) é tentar manter o que as crianças já conhecem – ou seja, continuar com a rotina de exercícios das crianças na quarentena. “As rotinas independem do local onde esteja sendo praticado”, diz a educadora física Roberta Ferreira, Gestora do Programa Infantil da Cia Athletica. Roberta também faz algumas recomendações:

“Antes de qualquer prática, é importante afastar os móveis ou objetos que possam apresentar riscos de acidentes. Sempre recomendamos que a roupa deve ser a mais confortável possível para dar liberdade aos movimentos, manter uma garrafinha de água para se hidratar durante a prática e escolher o horário que não atrapalhe as refeições e jamais treinar em jejum.”

Outra dica da educadora física, é incluir brincadeiras na rotina. “Nós já temos atividades globais incríveis e que funcionam para o desenvolvimento da criança. Para improvisar, pode usar circuitos motores utilizando garrafas pet, sofá, colchão, brinquedos da própria criança, túnel feito de lençóis, brincadeiras de roda cantada, caça ao tesouro, pular corda, amarelinha, voleibol com bexiga, futebol de bola de meia e por aí vai”, sugere.

Leia também – Plataforma disponibiliza gratuitamente documentários sobre infância e educação

Também é importante que os pais observem o comportamento da criança e respeitem o tempo dela, afinal, a situação atual é atípica e requer adaptação. “Impor uma rotina de exercícios não será eficiente para estimular a prática, por isso é importante dar exemplo. Crianças ativas normalmente estão inseridas em famílias ativas”, afirma Roberta. Mas ela também recomenda que o estímulo para os pequenos se exercitarem não cesse. 

Pensando em tudo isso, reunimos três opções que oferecem aulas ou sugestões de atividades físicas para te ajudar a manter a rotina de exercícios das crianças na quarentena. Confira a lista abaixo. 

Cia Athletica

A Cia Athletica tem oferecido aulas online no formato de lives do Instagram para o público infantil. O objetivo é que as crianças se exercitem, mesmo que somente por 30 minutos diários. As aulas ocorrem no perfil @ciaathleticapoa, de segunda a sábado. Há várias modalidades, como Pilates para crianças, em que a educadora física Carolina Fernandes tem a ajuda da filha de cinco anos e usa coisas que tem em casa (brinquedos, bolas, almofadas) para estimular a adaptação à quarentena. Também há o Ritmos Kids, que não exige material nenhum, apenas espaço, e estimula coordenação motora e musicalidade. Veja os horários:

  • Segunda-feira, 16h: Pilates para Crianças
  • Terça-feira, 10h30: Hora da Brincadeira 
  • Quarta-feira, 15h: Funcional Kids
  • Quinta-feira, 10h30: Hora da Brincadeira
  • Sexta-feira, 16h: Ritmos Kids
  • Sábado, 16h: Hora da Brincadeira

Leia também – ONG faz campanha para incentivar conversa entre pais e filhos na quarentena

FitDance Kids & Teens

A dança também é uma ótima opção para manter a rotina de exercícios das crianças na quarentena. Mais um canal no YouTube da FitDance, o FitDance Kids & Teens tem foco nos públicos mais novos, com passos de dança criados especialmente para eles. Os vídeos Kids são indicados para crianças de 5 a 8 anos e os vídeos Teens são indicados para crianças entre 9 e 13 anos. O programa traz coreografias de músicas da Xuxa, da trilha sonora de Frozen, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outros.

Kinder

Durante o mês de abril, a marca vai postar vídeos curtos e legendados com diferentes sugestões de exercícios no IGTV do perfil @kinder.brasil

As atividades que serão postadas promovem o desenvolvimento de aptidões físicas, coordenação motora, funções cognitivas, criatividade, esforços colaborativos, velocidade, intensidade, ritmo e administração do tempo, e poderão ser realizadas com objetos do cotidiano, como tampinhas de garrafas, panos, toalhas e até garrafas plásticas. A marca ressalta que é importante ter cuidado com a utilização desses materiais para evitar qualquer tipo de acidente. 

A iniciativa faz parte do programa Kinder Joy of Moving, desenvolvido pelo Grupo Ferrero, cujo objetivo é despertar o prazer de praticar esportes e atividades físicas entre as crianças e jovens. O programa já foi implementado em mais de 30 países com engajamento de 4,4 milhões de crianças e jovens. No Brasil, o método é aplicado em Poços de Caldas (MG), onde está a fábrica da Ferrero, impactando mais de 300 professores e 9500 alunos da rede municipal. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui