Mães na quarentena: 40 relatos dos primeiros 40 dias

Livro produzido pela editora Timo quer dar voz às mães neste período de isolamento social, para que falem de seus sentimentos e percepções

673
rematos de mães na quarentena, como essa da foto que usa o computador enquanto o bebê brinca na cama, serão o foco de livro da editora Timo.
Livro terá versão digital e impressa com registros de mães de diferentes perfis
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Como foram os seus primeiros 40 dias de quarentena, mãe? Quais foram suas primeiras impressões sobre essa experiência? O que você tem sentido? Publisher da editora Timo, Ana Basaglia saiu fazendo essas perguntas nos grupos de mães que frequenta e convidando mulheres para que escrevam relatos sobre o que estão vivenciando neste período de confinamento. Conhecida pela defesa dos valores da criação com apego e pela publicação de títulos alinhados a essa proposta (como os best-sellers do pediatra espanhol Carlos González), Ana quer reunir os depoimentos em uma obra colaborativa que trará a percepção dessa “maternidade em quarentena”.

Segundo Ana, muito tem se falado que a quarentena não é uma novidade para as mães que já vivenciaram o puerpério – período de 45 a 60 dias após o parto – e, logo, estariam habituadas ao isolamento, devido à necessidade de dedicação integral ao recém-nascido que essa fase exige. “Mas a mulher continua sobrecarregada com a casa, os filhos e o trabalho, enquanto o marido se dedica ao home office, e ela tem pouca voz e espaço para falar sobre isso”, explica a publisher.

Leia também: Saberes em época de Pandemia: o que o seu filho realmente precisa aprender agora?

A ideia é do livro, portanto, é servir de canal de expressão dessas mulheres, mesclando relatos de mães conhecidas e anônimas. “Porque a gente entende que toda voz é importante e busca uma diversidade de perfis”, diz Ana. Entre os depoimentos já colhidos há o da mãe que acabou de parir, de quem tem filhos pequenos, filhos mais velhos, de avós e de mães brasileiras que moram na Espanha, na Itália e nos Estados Unidos. “Muitas delas, ao me mandar o texto, disseram que o simples fato de parar para escrever e poder minimamente refletir sobre o que está acontecendo já foi algo maravilhoso. Veja a relevância que é perguntar a uma mãe como ela se sente e como tudo isso está reverberando nela”, ressalta a idealizadora do livro.

Entre as mulheres que vão participar da proposta estão a chef de cozinha Bela Gil, a jornalista Rita Lisauskas, autora do blog do Estadão “Ser mãe é padecer na internet”; as médicas de família e comunidade Denize Ornelas e Júlia Rocha, que também é colunista do Ekoa/Uol; Lígia Moreiras, editora do blog “Cientista que Virou Mãe”; Raquel Marques, codeputada estadual (mandato coletivo da Bancada Ativista) e fundadora da ONG Artemis, que atua pelo fim da violência doméstica; e Manuela d’Ávila, jornalista e política brasileira.

Leia também: Momentos especiais – que tal reservar um tempo nesta quarentena para cada um de seus filhos?

“Temos recebidos relato incríveis. Estou muito orgulhosa e confiante que as mães vão se reconhecer, ora num momento mais disposto, ora em um processo mais reflexivo – e esse é objetivo do livro, mostrar que a gente está junto, os sentimentos são próximos e a maternidade é muito potente”, declara Ana.

Inicialmente, o livro será publicado em um e-book, ainda no mês de maio, segundo Ana. Depois terá uma versão impressa e pode ser que ganhe um blog também onde serão inclusos todos os relatos de mães já recebidos – e não só os 40 principais. Quem quiser mandar a sua história, pode escrever para [email protected] . Saiba mais no Instagram da editora Timo. A editora é especializada em temas que falam da criança, da mulher e de seus direitos humanos, sexuais e reprodutivos. É também responsável por publicar no Brasil as obras do pediatra espanhol Carlos González, como “Bésame mucho” e “Meu filho não come!”.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui