Meu filho está com problemas de aprendizagem, como posso ajudá-lo?

A pedagoga Iolene Lima explica a diferença entre capacidade e habilidade motora, e descreve os tipos mais comuns de transtornos de aprendizagem

532
Meu filho está com problemas de aprendizagem, o que eu faço?
Pais precisam oferecer apoio à criança quando ela está com dificuldades de aprendizagem na escola
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Durante a trajetória escolar podem aparecer algumas dificuldades ao longo do caminho, até porque ninguém é sempre bom em tudo (com raríssimas exceções). É normal surgirem problemas de aprendizagem em alguma disciplina ou ano escolar, em conteúdos mais específicos ou até mesmo nas questões socioemocionais. Então, como famílias, precisamos acalmar os “nervos” e buscar soluções – às vezes são simples – para resolvermos ou amenizarmos os problemas e conflitos.

Se seu filho ou sua filha tem um problema de aprendizagem, não significa necessariamente que ele não consegue aprender. Talvez ele só tenha dificuldades e você seguramente precisará de uma ajuda externa.

Lembre-se: se a criança ou adolescente já reconhece que não está indo muito bem, que possui dificuldades, não seja você, pai ou mãe, um outro problema na vida dele.

Somos os adultos da relação, então, precisamos ser o apoio que eles precisam nesse momento.

Uma pessoa pode ter capacidade, mas não habilidade para fazer algo. Embora as duas palavras tenham um sentido parecido, não significam a mesma coisa. Para entender melhor esses dois conceitos, vamos a um exemplo simples entre capacidade motora e habilidade motora.

A capacidade motora se refere às condições físicas de um indivíduo que já estão embutidas nele desde o nascimento, como ter musculatura e flexibilidade. A habilidade motora é a maneira como esse mesmo indivíduo usa seus músculos e sua flexibilidade para se movimentar. Ele pode ter as condições necessárias para fazer algo, como nadar, fazer ginástica, etc., mas não sabe como utilizar a sua musculatura adequadamente. Em resumo, a capacidade é inata ao ser humano e as habilidades são aprendidas ao longo da vida. Exemplificando: você nasce com capacidade para nadar, mas pode não adquirir as habilidades necessárias para isso.

Outro exemplo é o que acontece com a leitura. A criança tem a capacidade de ler, mas não consegue produzir os sons correspondentes porque não aprendeu ainda quais letras têm qual som. Portanto, é possível e simples resolver problemas de aprendizagem como esse utilizando o método correto de alfabetização, ensinando a relação que existe entre as letras escritas (grafia) e os sons que elas representam (fonemas). O método fonético em muito nos ajuda nesse processo e existem diversos vídeos no Youtube que podem te auxiliar, se o problema for esse.

Importante lembrar que as crianças podem apresentar certas dificuldades de aprendizagem, que podem estar relacionadas a outros fatores, como problemas na família, problemas de relacionamento com professores ou colegas, por exemplo. Os transtornos de aprendizagem se configuram como uma desordem acentuada que interfere no modo de adquirir conhecimentos. Confira os tipos mais comuns de transtornos de aprendizagem:

  • Dislexia: é uma dificuldade de aprendizagem que significa que um filho tem problemas para ler e escrever;
  • Discalculia: crianças que têm problemas com matemática;
  • Disgrafia: pessoas que têm problemas para formar letras quando escrevem;
  • Distúrbios do idioma: crianças que têm dificuldades para entender a linguagem oral e escrita;

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) às vezes é retratado como uma deficiência de aprendizagem, mas geralmente não é. Sabe por quê? Porque a maioria das crianças com TDAH pode aprender na escola sem ajuda especial, mesmo que elas se distraiam facilmente. Embora o TDAH não seja uma deficiência de aprendizagem, os pesquisadores acreditam que as crianças com TDAH podem ter maior probabilidade de apresentar problemas de aprendizagem.

E agora o que eu faço? O primeiro passo é reconhecer que há um problema. E, após isso, procurar imediatamente a escola. Juntos, podem traçar um plano, buscar ajuda de especialistas e tornar a jornada da aprendizagem algo incrível e prazeroso.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Iolene Lima
Iolene Lima tem 4 filhos adultos (Rafael, Pedro, Mateus e Rebeca). É pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional. Tem especializações em gestão de instituições escolares, qualidade educacional e alfabetização. Dá formação para professores, palestras para pais e consultoria a gestores escolares.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui