Menos telas, mais livros: 5 sugestões para presentear as crianças

Confira uma seleção de histórias divertidas e que inspiram boas reflexões nos pequenos

158
Menina de blusa vermelha lê obra; livros são uma boa opção de presente para o Natal
Boa opção de presente, os livros permitem ampliar o vocabulário e estimular a criatividade
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Os livros são um recurso valioso para trazer o lúdico para o cotidiano e mostrar um novo mundo para as crianças. Ao invés do estímulo constante das telas, que trazem um sentimento de satisfação instantânea, mas prejudicam o desenvolvimento, a leitura auxilia na visão, na expansão do vocabulário, na criatividade e na atenção, entre outros benefícios.

“A leitura é algo que deve estar presente no dia a dia de todos, principalmente das crianças”, afirma o escritor e ilustrador Guilherme Karsten, que já publicou sete livros e ilustrou mais de 30 obras. Ele ressalta a importância do suporte familiar e do tempo de qualidade com os filhos para que sintam segurança no ambiente em que crescem, e destaca o papel da literatura infantil nesse sentido. “Quando investimos tempo para brincar e ler juntos, e conversar mais, nos conhecemos e entendemos o que o outro está passando, e assim podemos rir e nos emocionar juntos”, diz Karsten, vencedor de prêmios como Jabuti (Brasil, 2019) e Golden Pinwheel Award (China, 2019).

Para a psicóloga Ana Paula Machado, o envolvimento com os livros impacta o entendimento sobre as descobertas do mundo, oferecendo um conhecimento mediado pelo processo de aprender a ler.

“Pais que dedicam algum tempo do seu dia para brincar, olhar o caderno da escola e ler uma história ao dormir, estão cultivando o vínculo afetivo com seus filhos e construindo um modelo de relacionamento saudável que eles irão carregar ao longo da vida”, diz. Já a tela de celular ou videogame proporcionam uma interação isolada com um objeto, que não contribui para a criação de vínculo e de memórias afetivas.

Ela lembra que inúmeros estudos já mostraram a importância da leitura precoce para o desenvolvimento cognitivo. “O cérebro, assim como qualquer outro músculo do nosso corpo, requer estimulação para se desenvolver e manter esse desenvolvimento saudável ao longo da vida”.

Para incentivar a prática da leitura, veja abaixo cinco livros que brincam com o imaginário, exploram novos mundos e propiciam um espaço de diversão e muita criatividade. As sugestões podem ser uma boa opção de presente para a garotada.

LEIA TAMBÉM:

Confira 5 livros para dar de presente à criançada:

AAAHHH!, de Guilherme Karsten, editora Harper Collins

Um grande barulho ecoa pelo mundo, trazendo caos e confusão. O que poderia ser? Uma força estranha de outro mundo? Um saxofonista desafinado? Um meteoro que caiu bem sobre uma fábrica de chifres? E de onde isso vem? Como a verdade está prestes a ser descoberta, ela irá surpreender a todos!

Mãenhe!, de Ilan Brenman, editora Moderna

Todo dia era a mesma gritaria: mãenhe! A mãe não aguentava mais os dois filhos a chamando por qualquer motivo. Então, bolou um plano para que isso parasse. Para descobrir o que aconteceu, é só começar a ler.

O Monstro do Pé Molhado, de Nana Toledo, editora Gato Leitor

A história mostra a relação saudável e divertida entre o pequeno Lucas e sua mãe. Enquanto ajuda o filho a descobrir de quem são as pegadas misteriosas que aparecem no corredor da casa, a mãe faz referências a personagens conhecidos da literatura infantil, experimenta de novo o sabor da infância e nos ensina que podemos dar vida às histórias, heróis, vilões ou amigos divertidos como o encantador Monstro do Pé Molhado, mergulhando numa brincadeira.

Uma nova espécie de dinossauro, de Pablo Lugones, editora Gato Leitor

Eu sou um di-nos-sau-ro! — disse o garoto, enquanto a irmãzinha está de olho mesmo numa lagartixa que passeia pela casa. Ele, ainda pequenino, também não assusta tanto assim, vai? O irmão segue a brincadeira, conta sobre os vários tipos de dinossauros que viu no museu, pensa o tanto que precisa crescer – ao ficar diante de um Maxacalissauro, adianta que jamais machucaria sua irmã e a convida para juntos formarem uma nova espécie: os Filhossauros! O primeiro objetivo é fugir da hora do banho. Será que conseguem? Um livro brincalhão que dá indícios do porquê tantas crianças são fascinadas por dinossauros.

Que planeta é este?, de Eduarda Lima, editora Companhia das Letrinhas

Menina de blusa vermelha lê obra; livros são uma boa opção de presente para o Natal
Boa opção de presente, os livros permitem ampliar o vocabulário e estimular a criatividade

Esta obra ilustrada convida a repensar o papel da natureza no futuro das nossas cidades. Era uma noite como outra qualquer, quando, de repente, sem aviso… TZZZZR! A cidade toda ficou no escuro. Sem luz e sem internet, apagam-se as telas e abre-se um livro e assim começa esta aventura. Atravessamos florestas ancestrais no Brasil e mares de mil cores na Austrália. Do Alasca à Papua-Nova Guiné, somos surpreendidos por aves-do-paraíso, desertos alienígenas e luzes que dançam no céu. Um a um, todos os membros da família se juntam e partilham o deslumbramento da natureza nas suas diversas manifestações. Nas páginas finais, somos levados a imaginar a utopia de uma “Cidade Verde”, repensando o papel da natureza no futuro das nossas cidades.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui