Público infantil é o que mais lê: conheça benefícios da prática

Estudo mostra que crianças que são incentivadas a ler entram na escola tendo ouvido cerca de 1,4 milhão de palavras a mais do que as que não cultivam esse hábito

226
Menina de cabelos crespos lê livro
Hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo nas crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A leitura proporciona uma experiência enriquecedora para as crianças, sendo peça fundamental para que se desenvolvam bem e tenham bons hábitos no futuro. “Muitas pessoas não sabem, mas quando os livros são inseridos desde cedo na vida das crianças, eles ajudam na socialização, criação de senso crítico e ampliação do conhecimento, entre outros benefícios“, explica Carmen Pareras, diretora da Catapulta Editores no Brasil.

Felizmente, segundo o último levantamento do Instituto Pró-Livro, de 2020, o público infantil é o que mais lê no Brasil. O relatório mostrou que crianças de 5 a 10 anos de idade consomem livros com frequência. Essas crianças representam 23% de toda a população e costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria.

Já um estudo realizado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que crianças que são incentivadas a ler entram na escola tendo ouvido aproximadamente 1,4 milhão de palavras a mais do que as que não cultivam esse hábito.

LEIA TAMBÉM:

“A leitura é um hábito que estimula a criatividade das crianças e exercita características como paciência e compreensão ao terem de acompanhar a história do livro. Também é essencial para o desenvolvimento e alfabetização dos pequenos, especialmente quando feita em voz alta pela criança”, comenta Natália Reis Morandi, psicóloga na rede de hospitais São Camilo, de São Paulo.

Decifrar, compreender, generalizar, sintetizar ou até mesmo propor hipóteses são funções superiores da mente, usadas durante a leitura. Talvez por isso, pesquisas científicas já mostraram que a leitura faz bem ao cérebro. Uma delas foi realizada na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), e observou que quando as crianças aprendem a ler e a reconhecer novos rostos, as conexões cerebrais associadas a essas tarefas tornam-se mais isoladas e robustas. 

Conheça alguns dos diversos benefícios que a leitura traz para as crianças:

  • Desenvolve a concentração;
  • Estimula a memória;
  • Trabalha o raciocínio e compreensão;
  • Estimula a linguagem oral;
  • Amplia a capacidade criativa. 

Os benefícios se estendem também para o fortalecimento de vínculos afetivos e habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e a tentar lidar com eles.

“Ler com os pequenos é uma forma de estreitar o laço afetivo e também entender o universo e as emoções da criança, mostrando para as crianças as maneiras saudáveis de lidar com os sentimentos”, finaliza Morandi.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui