Para ler com os filhos: Os pintores e as crianças

O escritor Leo Cunha comenta dois livros que nos fazem refletir sobre a relação entre a arte e a infância

742
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

É fascinante a relação das crianças com as artes visuais. Com raríssimas exceções, todas gostam de desenhar, pintar, esculpir, fazer colagens, criar belezuras e maluquices cheias de cores e sombras, traços e texturas, sentidos evidentes e outros que só elas sabem, ou nem mesmo elas. Quase sempre, porém, a criança acaba se afastando da arte ao crescer e “aprender” que não sabe fazer aquilo. Mas o encanto diante de uma tela ou uma escultura permanece lá dentro da nossa memória afetiva.

Na coluna deste mês, apresento dois livros bem diferentes, capazes do nos fazer pensar sobre a relação entre a arte e a infância. Escrito e ilustrado por Denise Rochael, “Isso qualquer criança faz!” tem a grande sacada de desconstruir um dos grandes clichês que ouvimos por aí: o de que a arte moderna ou contemporânea é “fácil de fazer” ou que “nem é arte de verdade”.

Quantas vezes já ouvimos alguém dizer isso diante de obras que se afastam da representação mais figurativa ou tradicional. A partir da ideia de que Joan Miró “pintava como uma criança”, Denise recria imagens do pintor catalão e lembra outras coisas que a infância é capaz de proporcionar, como “ter passarinhos na cabeça”, “enxergar as pessoas por dentro” e, claro, fazer um desenho lindo!

Já “Paisagens brasileiras” revisita as cores, formas e temas de três grandes nomes da arte moderna brasileira (Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Lasar Segall – este último, russo naturalizado brasileiro) e os apresenta ao leitor jovem por meio de poemas e recriações visuais. Com textos da saudosa escritora Fátima Miguez e ilustrações de Pedro Rafael, o livro é uma aula poética sobre a cultura e a sociedade brasileira, nossas gentes, folclore, festas, cenários e, claro, nossos artistas. Pedro afirma, ao final do livro, que buscou criar uma arte “limpa, objetiva e simples – como os desenhos de criança”.

Ficha Técnica:
ISSO QUALQUER CRIANÇA FAZ!
Texto e ilustração de Denise Rochael. Editora Semente, 2017.
PAISAGENS BRASILEIRAS. Texto de Fátima Miguez, imagens de Pedro Rafael. Editora DCL, 2003.

Sobre os autores
Denise Rochael, mineira, é ilustradora, escritora e arte-educadora.
Fátima Miguez foi uma escritora, pesquisadora e professora carioca.
Pedro Rafael nasceu em Brasília e mora na Bahia. É artista plástico, ilustrador e restaurador.


Leia também: Dois livros infantis que brincam com as diversas possibilidades dos espelhos


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui