Prefeitura decidirá em setembro se aulas presenciais voltam neste ano em SP

Bruno Covas afirmou que decisão será tomada a partir dos resultados da terceira fase de inquérito sorológico feito com alunos da cidade

498
Sala de aula vazia ilustra matéria sobre reabertura de escolas em São Paulo.
Entre os alunos que participaram da segunda fase do inquérito, 18,3% já tiveram contato com o coronavírus
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (27) que a data de reabertura das escolas de São Paulo será decidida em setembro. Segundo Covas, a terceira fase do inquérito sorológico feito com alunos da cidade será realizada em setembro, o que possibilitará uma decisão sobre a reabertura escolar. “A partir dessa terceira fase, a prefeitura vai então decidir se teremos ou não retorno às aulas neste ano na cidade de São Paulo”, declarou o prefeito, admitindo que as aulas presenciais podem voltar somente em 2021.

Leia também – Justiça não autoriza abertura das escolas particulares de São Paulo em setembro

Covas ressaltou que a decisão em relação a reabertura das escolas será da área da saúde e que valerá para todas as escolas da cidade. “A partir do momento que a área da saúde decidir, vale para a rede municipal, privada e estadual. A rede municipal está preparada para qualquer que seja a decisão, seja para retomar neste ano ou no ano que vem”, afirmou. 

As declarações foram feitas pelo prefeito durante a divulgação de resultados da segunda fase do inquérito sorológico. Realizada com seis mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos da rede municipal de ensino, essa etapa do estudo apontou que a porcentagem de alunos que possuem anticorpos contra a Covid-19 – e, portanto, já tiveram contato com o novo coronavírus – aumentou de 16,1%, na primeira fase do inquérito, para 18,3%. “Só a terceira fase do inquérito vai confirmar se trata-se de um aumento, se nós vamos estar com 19 ou 20% ou o mesmo número. Ainda é muito cedo para cravar que é um aumento da prevalência na cidade de São Paulo”, disse Covas.

Leia também – A volta às aulas no mundo

Ainda de acordo com os resultados, 69,5% das crianças e adolescentes se mostraram assintomáticos, ante 64,4% no levantamento anterior. Entre os alunos testados, 26,3% moram com idosos acima de 60 anos, sendo que o número era de 25,9% na primeira etapa. Os dados ainda apontaram que a prevalência do novo coronavírus é maior entre pretos e pardos (20%) do que em brancos (16,1%). 

A terceira fase do inquérito sorológico incluirá estudantes de escolas privadas e estaduais da cidade de São Paulo além dos alunos da rede municipal de ensino.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!  

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui