Como saber se meu filho já tem a idade certa para certas tarefas?

Coordenadora pedagógica dá sugestões de atividades que as crianças podem realizar de acordo com a faixa etária

260
Menino mexe na caixa de brinquedos
A partir dos dois anos, a criança já pode ser estimulada a guardar os brinquedos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Cabe aos pais assegurar que os filhos, ao nascer, tenham todas as necessidades atendidas – das questões de higiene a aspectos de alimentação e do sono, por exemplo – e assim possam se desenvolver em um ambiente seguro. Mas, à medida que crescem, as crianças se tornam capazes de realizar certas tarefas de rotina e assim ganhar mais autonomia, de modo a se desenvolver de forma saudável. Porém, muitas vezes, os pais não incentivam os filhos a adquirir essa independência por achar que ainda é cedo para que organizem, por exemplo, os brinquedos do quarto e a própria mochila, e comecem a ir ao banheiro sozinhos. Afinal, existe uma idade certa para começar a desempenhar essas tarefas?

“Em algum momento do exercício da parentalidade, todo pai e toda mãe já se depararam com essa dúvida. O tempo certo da autonomia para as crianças é bastante subjetivo e pode sofrer pequenas variações de criança para criança. De forma geral, porém, existem algumas pequenas tarefas que podem ser atribuídas com relativa segurança conforme a criança vai amadurecendo”, afirma Miriam Sales, coordenadora pedagógica da Mind Lab.

Abaixo, ela dá sugestões de tarefas por idade que contribuem para desenvolver habilidades socioemocionais nos pequenos.

2 anos

A criança já tem capacidade para guardar os próprios brinquedos ao final da brincadeira, consegue comer sozinha, tirar e calçar o tênis sem cadarço e escolher o livro que gostaria que o pai ou a mãe lesse antes dela dormir.

3 anos

A partir desta idade, a criança já tem autonomia para colocar a roupa suja no cesto. Ela também pode começar a organizar a mochila que leva para escola.

LEIA TAMBÉM:

4 anos

Já é possível deixar a criança ir ao banheiro sozinha, com alguma supervisão, e ela pode também organizar a mochila de roupas quando for dormir na casa de algum parente. Não se desespere se as primeiras mochilas estiverem bastante incompletas. Mostre o que faltou para ajudá-la a entender o que ela necessita quando dorme fora de casa.

5 anos

Seu filho ou filha já pode fazer a higiene pessoal quando vai ao banheiro. Pode também trocar de roupa e fazer o próprio prato no momento da refeição.

6 anos

Os animais de estimação são muito queridos pelas crianças desde pequeninas, certo? A partir desta idade, elas podem se responsabilizar por alimentar os pets da família. A arrumação do quarto em que dormem também pode ficar por conta delas.

Miriam ressalta que o simples fato de ter atingido certa idade não basta para que a criança comece a executar essas tarefas – é preciso ensiná-las e mostrar como fazer cada ação. “Também é essencial estar ciente de que pode levar algum tempo até que seu filho ou sua filha conquiste essa autonomia. O importante é perseverar e ensinar com amorosidade e gentileza, destaca a educadora.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui