Se a criança não cumpre o combinado, deve receber desconto no valor da mesada?

Alguns especialistas creem que ao não cumprir as tarefas domésticas, a criança deve ter desconto na sua mesada, mas minha opinião caminha na direção contrária

539
Se a criança descumpre o combinado, terá desconto no valor da mesada?; na imagem, pai coloca moeda em cofrinho e olha para criança que está ao seu lado
Uma mesada deve ter como função principal permitir a criança lidar com alguns conceitos importantes para sua à vida financeira
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Há alguns dias fiz uma enquete nos stories do meu perfil no Instagram (@meu.dinheiro) buscando a opinião de todos na seguinte questão: quando um de nossos filhos não cumpre uma tarefa doméstica, devemos ou não descontar um valor na mesada? O resultado me surpreendeu. A maioria respondeu que sim. Em números exatos, 66% dos seguidores.

Mas mais surpreendido fiquei quando assisti à palestra de um especialista em finanças e ele mostrou a sua ideia para gerenciamento das mesadas dos filhos: o comportômetro. Nele, as responsabilidades diárias não cumpridas pelos filhos significam descontos no valor da semanada e ajudas extras significam acréscimos nela.

Minha opinião caminha na direção contrária. Eu e muitos outros especialistas que trabalham com Educação Financeira para crianças acreditamos que essa prática pode ser um erro. No processo de educar nossos filhos muitos aspectos devem ser observados. Uma das questões importantes é ensiná-los que muitas coisas precisam ser feitas, pois têm de ser feitas. Algumas tarefas devem ser realizadas pelos combinados de cada comunidade. E uma família é uma comunidade, com suas regras de convivência.

A mesada por sua vez é uma ferramenta de Educação Financeira. Uma mesada deve ter como função principal permitir à criança lidar com alguns conceitos importantes para sua a vida financeira: escolhas de consumo para o seu dinheiro, definição de um orçamento e hábito da poupança. Ou seja, os objetivos estão limitados ao comportamento financeiro da criança.

Leia também: Veja 10 dicas dos especialistas para educar seu filho financeiramente

Ao vincularmos atividades cotidianas das crianças à mesada, corremos dois riscos. O primeiro deles é criar uma criança com espírito mercenário. E o que é isso? Quem só faz as coisas se tiver uma recompensa financeira. Ao punir ou recompensar financeiramente o filho em relação às suas obrigações domésticas, os pais podem passar a impressão de que todas as
nossas tarefas são remuneradas. E muito do que fazemos em nossa vida não é pela remuneração e sim pelo bom convívio social.

Se um menino tem de arrumar a sua cama, não é para ganhar uma mesada maior ou menor, e sim para ajudar na organização da casa. Podem estar surgindo crianças mercenárias, cujas ações são guiadas por recompensas materiais. E sabemos como esse comportamento poderá ser prejudicial no futuro deles.

O segundo risco é dar a possibilidade de minha filha, por exemplo, ao invés de arrumar seu quarto preferir ter um desconto em sua mesada. Quem então irá arrumar o quarto e cumprir o combinado dessa família?

Aqui em casa, caso meus filhos não queiram cumprir suas tarefas, haverá uma punição, mas não na mesada. Se a Maria Eduarda não quiser arrumar sua cama, ela ficará, por exemplo, sem poder utilizar o computador ou o telefone por algum período. E aí na sua casa, como funciona? Qual é a sua opinião?

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Leia também: 6 formas de ensinar as crianças a guardarem dinheiro

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui