Tarefas domésticas: os riscos de dar recompensas financeiras às crianças

Muitos pais costumam pagar pequenas quantias em dinheiro aos filhos para garantir que cumpram com os compromissos da casa; o economista Carlos Eduardo Costa comenta por que não se deve fazer isso

305
Mãe olha filha lavando pratos da casa
Para o economista Carlos Eduardo Costa, é preciso ensinar para os filhos que as tarefas de casa não são negociáveis - têm der ser cumpridas

Em uma família, a divisão das tarefas domésticas pode ser uma fonte de muitas brigas e discussões. Para evitar esses problemas, muitos pais acreditam então que a solução passa por atrelar as tarefas domésticas a recompensas ou castigos financeiros. Será essa uma boa ideia?

Eu e muitos especialistas que trabalham com Educação Financeira para crianças acreditamos que pode ser um erro. No processo de educar nossos filhos muitos aspectos devem ser observados. Uma das questões importantes é ensiná-los que muitas coisas precisam ser feitas, pois têm de ser feitas. Algumas tarefas devem ser realizadas pelos combinados de cada comunidade. E uma família é uma comunidade, com suas regras de convivência.

A mesada por sua vez é uma ferramenta de Educação Financeira. Ao vincularmos essas atividades à questão financeira, corremos dois riscos.

O primeiro deles é criar uma criança com espírito mercenário. E o que é isso? Quem só faz as coisas se tiver uma recompensa financeira. E sabemos como esse comportamento poderá ser prejudicial no futuro deles.

O segundo risco é dar a possibilidade de minha filha, por exemplo, ao invés de arrumar seu quarto preferir ter um desconto em sua mesada. Quem então irá arrumar o quarto e cumprir o combinado dessa família?

Por outro lado, tarefas que estejam fora dos combinados familiares podem ser recompensadas. A Maria Eduarda começou a acompanhar a mãe nas festas que ela organiza. E está cuidando da elaboração dos vídeos das montagens. Nada mais justo que receba por esse trabalho que está bem além dos nossos combinados familiares. Ela está super feliz. E já tem planos para essa renda extra. Pretende juntar todos os valores que receber para ajudar a custear a viagem que ela pretende fazer no meio do ano. Ela quer se juntar a uma excursão da sua escola de dança ao festival de Joinville.

E você, costuma remunerar alguma tarefa feita pelos seus filhos?

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui