Campanha ‘Você é forte, você é gigante’ chama a atenção para as doenças raras no país

No Dia Mundial das Doenças Raras, 28 de fevereiro, entidades buscam ampliar a conscientização sobre o assunto e oferecer apoio e acolhimento a pacientes

1276
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Para chamar a atenção da existência de 6 a 8 mil doenças raras que acometem 8% da população mundial, é celebrado no domingo, 28 de fevereiro, o Dia Mundial das Doenças Raras. A campanha “Você é forte, você é gigante”, promovida pelo Instituto Vidas Raras e o site Convivendo com Doenças Raras, visa divulgar informações e promover o acolhimento e empoderamento dos pacientes, contando com a participação de diversas associações e grupos de apoio em ações que serão realizadas ao longo de todo o mês.

“O tema desse ano vem como um lembrete de quem somos e podemos ser. O mês das doenças raras orienta pessoas que ainda estão na fase de diagnóstico, empodera pacientes e os relembra de que não estão sozinhos nessa luta”, afirma a catarinense Fernanda Martinez, 22 anos, que após descobrir ter uma doença rara, a síndrome de Ehlers-Danlos, criou a página “Convivendo com Doenças Raras” e tem mais de 120 mil seguidores nas redes sociais. Ela diz que campanhas como essa são importantes para quebrar preconceitos sobre as doenças, impulsionar pesquisas e abrir caminhos para a qualidade de vida. “Nossa luta é por todos nós e também por aqueles que estão por vir”, explica.

Segundo Rosely Maria, diretora de comunicação do Instituto Vidas Raras, que visa promover os direitos constitucionais das pessoas com doenças raras, a ideia com a campanha desse ano é mostrar o quão forte são essas pessoas e suas famílias, principalmente nesse momento difícil que o país está passando, com muita falta de medicamentos e de assistência aos raros. “Vamos olhar para cada gigante raro que cruza o nosso caminho e dar para eles o reconhecimento que merecem, expressar a grandiosidade do que eles são e que ainda vão ser, pois continuam sendo fonte de inspiração para todos nós. Queremos mostrar para a sociedade que somos raros, somos muitos e podemos ser mais do que as pessoas imaginam”.

Redes sociais divulgam informações sobre as doenças raras

Uma das ações promovidas pela campanha é a divulgação de informações e mensagens nas redes sociais que explicam porque o raro é forte e gigante, com frases dos próprios pacientes e também de especialistas da área da saúde. Além disso, durante todo o mês de fevereiro, o Instituto Vidas Raras, está cedendo diariamente sua audiência nas redes sociais para que grupos e associações aproveitem o espaço de divulgação para falar sobre suas doenças específicas.

Marília Rubia, que tem uma doença rara, a PTI, Trombocitopenia Imune Primária ou Púrpura Trombocitopênica Idiopática (ou Imunológica), foi uma das participantes dessa ação. Ela conta que a experiência foi muito proveitosa e gratificante. “Foi sensacional interagir e conhecer tanta gente diferente e do bem, com várias missões. É como um banho na alma ter participado desse momento, que nos trouxe vários retornos positivos e contatos com pacientes com diagnóstico recente, além de aumento de acessos e interação no nosso perfil no Instagram, o @pti_brasil”, relata Marília.

Outras ações como lives, eventos online e lançamento do livro Vidas Raras, de Regina Próspero, estão previstas durante a campanha. A programação é divulgada nas redes sociais do Instituto Vidas Raras e do Convivendo com Doenças Raras, assim como podem participar e também compartilhar as informações.

Instituto Jô Clemente faz live para discutir triagem neonatal

Para marcar o Dia Mundial de Doenças Raras, o Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo, responsável pela triagem neonatal de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% das crianças nascidas no Estado de São Paulo, fará uma live na segunda-feira, 1º de março, para celebrar os avanços no teste do pezinho. O evento contará com a participação dos médicos Antonio Condino Neto, imunologista e consultor no Laboratório do Instituto Jô Clemente, Fernanda Monti, neurologista pediátrica e consultora em erros inatos do metabolismo no Laboratório do Instituto Jô Clemente e Vanessa Tavares, bióloga geneticista e assessora científica no Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) da Instituição. 

Desde 14 de dezembro de 2020, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o instituto vem ampliando gradativamente o número de doenças possivelmente detectadas na triagem neonatal dos bebês nascidos na rede pública da cidade. Antes, o teste do pezinho cobria, via Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico de seis doenças, número que está sendo ampliado para 50

“É importante frisarmos que o teste do pezinho é capaz de diagnosticar precocemente doenças raras cujas sequelas são muito graves. Quando ampliamos a oferta de exames, permitimos que mais crianças tenham acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado a tempo de evitar essas sequelas”, explica a doutora Fernanda Monti. “Quando pensamos em doenças raras, imaginamos que são condições que quase ninguém desenvolve, mas precisamos promover a medicina preventiva, até mesmo para termos um cenário mais concreto da incidência de cada uma das doenças consideradas como raras”, diz a médica.

Serviço
Live Doenças Raras: os avanços no Teste do Pezinho
Data: 1º de março 
Horário: 18h30 (duração de 30 minutos) 
Plataforma: Facebook do Instituto Jô Clemente

 


Leia também: Edu, novo amigo da Turma da Mônica, mostra desafios de ter uma doença rara


Incidência de doenças raras na população

As doenças raras são assim chamadas pela incidência com que ocorrem na população – são até 65 casos por 100 mil habitantes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado sempre no dia 28 de fevereiro, foi criado em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis). Existem de 6 a 8 mil doenças raras, que atingem em torno de 8% da população, ou seja, 420 a 560 milhões de pessoas no mundo inteiro tem alguma dessas doenças, segundo informações da ALIBER – Aliança Ibero Americana de Doenças Raras ou Pouco Frequentes. No Brasil, a estimativa é de 13 a 15 milhões de pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, 75% das doenças raras se manifestam no início da vida e afetam, sobretudo, crianças de 0 a 5 anos, o que não impede que adultos também possam adquiri-las. Ainda não se sabem as causas e origens das doenças raras, mas estudos demonstram que 80% de todos os casos têm origem genética ou hereditária, existindo ainda outros fatores que podem contribuir, como infecções bacterianas ou virais e infecções alérgicas e ambientais.

Além disso, 95% das doenças não possuem tratamento e demandam serviços especializados de reabilitação que promovam a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Apenas 2% das doenças raras podem se beneficiar de medicamentos chamados de órfãos, que são os de alto custo, capazes de interferir na evolução da doença. Os outros 3% contam com tratamentos já estabelecidos para as outras doenças, que ajudam atenuar os sintomas.


Leia também: Cartilha orienta crianças com doença rara sobre a Covid-19


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui