Proporção de internações e mortes de crianças por covid-19 apresenta queda

Mapeamento foi feito pelos Departamentos Científicos de Imunizações e de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base em dados oficiais do Ministério da Saúde

681
SBP avalia que mortes e hospitalizações por coronavírus em crianças estão em queda; menino com máscara e mão no queixo olha pela janela
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Apesar da piora da pandemia no Brasil, as novas variantes do coronavírus não impactaram de forma grave em crianças e adolescentes. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, houve queda nas mortes, hospitalizações e taxas de letalidade por covid-19 de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. A entidade usou como base dados atualizados do Ministério da Saúde analisados proporcionalmente ao longo de 2020 até março de 2021.

A nota técnica da SBP informa que “em 2021, até o presente momento, observamos menor proporção de hospitalizações, menor proporção de mortes e menor taxa de letalidade nas crianças e nos adolescentes de zero a 19 anos em comparação ao ano de 2020”.


Leia também: Por que crianças seriam menos propensas à Covid-19?


Os dados mostram que, em relação às taxas de hospitalizações e de mortes causadas pelo novo coronavírus, em 2020, as crianças e adolescentes representaram 2,46% (14.638) das internações e 0,62% (1.203) das mortes. Até o dia 1º de março, esses percentuais caíram para 1,79% (2.057) em hospitalizações e 0,39% (121) nas mortes.

O estudo também observou a taxa de letalidade em crianças e adolescentes que apresentaram a síndrome aguda respiratória grave (SRAG) relacionada à covid-19 e igualmente verificaram queda nos índices: de 8,2% (1.203/14.638) em 2020 para 5,8% (121/2.057) em 2021.


Leia também: Teste de Covid-19 em crianças: qual é o mais indicado?


Se analisados os mesmos dados em um recorte de crianças menores de seis anos de idade, da mesma maneira verifica-se, até o momento, uma redução na proporção de hospitalizações e mortes em crianças em relação ao total reportado, assim como taxas de letalidade mais baixas, afirma a nota técnica da SBP.

Apesar da redução indicada pelos números no público infantojuvenil, o Brasil bate recordes diários de mortes por coronavírus. As novas variantes se espalham mais rápido e são mais transmissíveis, levando a uma alta de novos casos e taxas de internações e mortes, principalmente de pessoas mais jovens, entre 30 e 50 anos.

À reportagem do Uol, o presidente do departamento científico de imunizações da SBP, Renato Kfouri, afirmou que “ao contrário do que supõem de que essa variante está atingindo mais as crianças, não é verdade. O número absoluto terá um aumento de casos, mas em distribuição proporcional as crianças estão sendo menos atingidas”.

Segundo destaca o Marco Aurélio Sáfadi, presidente do departamento científico de infectologia da SBP, os dados são importantes para esclarecer o cenário da covid-19 com foco em crianças e adolescentes. “Os dados nos dão alento, mostrando que o impacto sobre esse público está caindo. Isso reforça nosso apelo e orientação às famílias e ao poder público para que mantenham o rigor nas medidas de prevenção, de forma a proteger a todos”, afirma. 

Leia documento na íntegra da SBP


Leia também: Dengue ou covid-19? Doenças têm sintomas parecidos que pedem atenção dos pais


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui