8 dicas para ajudar a criança a dormir sozinha no seu quarto

Vários fatores fazem com que a criança não queira dormir sem ninguém ao seu lado. Se os pais dormem juntos, por exemplo, ela pode questionar por que no seu caso é diferente

10227
criança dormir sozinha

Leia em 4 minutos

Não existe um consenso quanto à idade com que a criança passa a dormir sozinha em seu quarto. Algumas, já desde os 3 ou 4 anos, podem começar a fazê-lo, se os pais a habituaram a isso. O mais comum, no entanto, é que os pequenos durmam com um adulto do lado, lendo uma história para eles, por exemplo, e somente lá pelos 7 ou 8 anos consigam pegar no sono sozinhos. “Depende muito do grau de autoconfiança da criança”, afirma Patrícia Rezende, pediatra do Hospital Prontobaby, no Rio de Janeiro. Ela afirma não ver prejuízos quanto à criança se “acostumar” a dormir com um adulto. “É o esperado. Quando pensamos em termos evolutivos, a hora de dormir é a hora mais vulnerável. É normal que as crianças só se sintam protegidas com um adulto por perto”, destaca Patrícia.


LEIA TAMBÉM


Diversos fatores podem fazer com que a criança não queira dormir sem ninguém ao seu lado. Algumas questionam o exemplo que têm em casa: se os pais dormem juntos e um faz companhia ao outro, por que ela, que é menor, tem de fazer diferente? O medo de escuro, de monstros e os pesadelos são, ainda, outros motivos que levam os pequenos a pedirem a presença de um adulto no hora de pegar no sono. Se os pais querem que o filho durma sozinho, eles têm de ensiná-lo como fazer isso de forma saudável.

8 práticas para ensinar a criança a dormir sozinha

A rotina. Quem é pai ou mãe certamente já ouviu essa recomendação de manter todas as noites o mesmo ritual com o filho, pois isso o ajuda a entender que é hora de dormir e logo, o momento em que irá se separar dos pais. Chegada a hora do sono, vale seguir sempre a mesma sequência de atividades. Por exemplo: colocar o pijama, escovar os dentes e ler uma história ou cantar uma música. Dessa forma, a criança aprende a diferenciar quando é hora de ficar com os pais e quando é hora de ir para a cama.


LEIA TAMBÉM


O ambiente. Diminuir as luzes e o barulho da casa ajudam a criar um clima mais tranquilo no ambiente. Assim, a criança se acalma e, ao relaxar, tem mais facilidade em pegar no sono. 

A madrugada. Alguns cuidados podem ajudar a evitar que a criança desperte no meio da madrugada. Por exemplo, promover a prática de atividades físicas durante o dia (claro que sem excesso) e evitar realizá-las à noite. Da mesma forma, não fazer uso de telas pelo menos duas horas antes de ir para a cama, e no jantar, fazer refeições leves e ingerir pouco líquido. 

O quarto. Se a ideia é que a criança durma sozinha, todas as mudanças para que isso aconteça devem ser realizadas no seu quarto – e não nos dos pais, por exemplo.  

A naninha. Deixar na cama o bichinho de pelúcia preferido, uma manta, um paninho ou qualquer outro objeto que a criança usa desde quando era bebê é uma forma de confortá-la ao remeter a algo que lhe é muito familiar. O chamado objeto de transição é usado para passar segurança e conforto ao bebê, nos seus primeiros meses de vida, quando a mãe não está por perto. Muitos, porém, seguem usando esse objeto mesmo quando maiores. 

A autonomia. Fazer com que as crianças realizem atividades próprias para a sua idade, como vestir as próprias roupas e comer sozinhas, é uma maneira de incentivar sua autonomia – e ajudar também a que confiem mais em si próprias. Ao praticar atividades sem a supervisão de um adulto, elas podem se tornar menos dependentes e aumentarem sua tolerância a ficar sozinhas na hora de dormir.

A separação. Esta, talvez, seja a prática mais difícil de incorporar à nova rotina: os pais devem deixar o quarto da criança antes dela dormir, para que aprenda a pegar no sono sem a presença de um adulto. Há várias maneiras de fazer isso. Uma delas sugere o afastamento do adulto de modo gradual: o pai ou a mãe pode sentar ao lado da cama do filho alguns minutos, depois, combinar um tempo para o ‘boa noite’ e, por fim, ficar um pouco na porta antes de deixar o quarto.

O choro. Existem técnicas que orientam os pais a deixar o quarto, mesmo se a criança começa a chorar. Patrícia, porém, sugere que, nesse caso, o pai deve aguardar um pouco. “Mas, à medida que a criança se acalme, é importante ela entender que o pai vai sair e que não estará ali a noite quando ela acordar”, diz a pediatra. Para ela, os métodos de ‘educação do sono’ que envolvem o choro supervisionado podem não surtir o efeito esperado. “A criança que é deixada chorando fica com níveis mais altos de cortisol no sangue, o hormônio do estresse. A separação do bebê do seu cuidador principal pode levar a quadros de ansiedade desde a primeira infância”.

Gostou do nosso conteúdo? Receba a Canguru News semanalmente no seu e-mail. É grátis!

26 COMENTÁRIOS

  1. Estou tendo MT dificuldade , meu filho tem 8 anos e todo dia é uma ladainha pra ele ficar no quarto dele.
    Estou tentando há duas semanas, e todo dia parece que piora um pouco mais.
    Me ajuda. Não sei mais oque fazer.

  2. Bom dia ! Meu filho tem doze anos e não consegue dormir no quarto dele sozinho .ele dormia no quarto desde pequena ,uns meses pra cá ele fala que não consegue dormir . não sei mais o que fazer.

  3. Não aguento mais minha filha têm 3 anos desde dos 2 anos venho tentado ela dormi sozinha mais infelizmente ela não dormi so dormi se eu tiver com ela na cama to grávida de 7 mês perco o sono toda noite com ela chorando nas madrugada não sei mas oque fazer agora mesmo estou sentada nos pés da cama dela e ela nada de dormi.

    • Já passei por essa situação e para ter saúde mental diante da situação o jeito foi colocar uma caminha ao lado da minha. Ela dormia segurando minha mão. Hoje com 6 anos ainda não conseguiu desapegar mas, com eles perto eu durmo e se eu forçae a barra ficam todos sem dormir! Vai chegar o tempo dela. Fica tranquila ainda é muito novinha e tem que lidar com outro bebê que está vindo… Se achar muito necessário converse com o médico sobre mas, saiba que esse apego nessa idade é muito normal!!

  4. Ola ,boa noite.tenho um filho de 7 anos que desde sempre me da muito trabalho pra dormir..não dorme sozinho e quando consegue dormir acorda no meio da noite e as vezes passa o resto da noite acordado..eu não consigo dormir também pois ele chora ,já não sei o que fazer..a snos que eu não sei o que é uma noite tranquila de sono..ele passa o dia brincando,tento fazer ele gastar energia durante o dia pra que ele canse e assim possa dormir e me da um pouco de sossego..ele é irritado,estressado,chora por qualquer coisa principalmente quando eu digo não a ele ..está sendo muito difícil..sou mãe solteira o pai dele me abandonou quando eu estava grávida .a 8 meses arrumei um namorado e tem sido pior,pois quando meu namorado vem pra cá é a mesma coisa.meu filho não deixa ninguém dormir ,do nada começa a chorar.meu namorado ja teve que ir embora várias vezes de madrugada por causa disso..não sei mas o que fazer,por favor me ajude e ajude meu filho ..estou desesperada não tenho mas a quem recorrer..me sinto só e inútil..

    • Primeira coisa é vc saber que para milhões, digo MILHOES de famílias isso é o normal. Temos dois filhos. O de 7 anos sempre dormiu sozinho e o de 3 anos não dorme nem com reza! ele até inicia a noite dormindo sozinho, mas passa uma ou duas horas ele acorda e quer alguém com ele. E se tentarmos deixar sozinho, é pior! pois ai ele desperta e já era a noite! srsrsrs
      a nossa sugestão é relaxar e tentar levar da melhor maneira.

  5. Olá, minha filha desde de bebe dormia no quarto dela, agora de um ano pra cá, não quer mais dormir no quarto dela, acorda de madrugada e vai para minha cama chorando, e só dorme segurando em mim, diz que não quer dormir na cama dela e sim comigo. Ela frequenta escolinha (integral), tento manter a mesma rotina.

  6. Olá me chamo luciana Lima
    Minha filha de 6 anos não dorme sozinha
    Diz q tem medo de tudo
    Se saímos do quarto dela de madrugada ela acorda é diz q quer alguém com ela
    Pq ela tem medo
    Isso já mas de dois anos que ela foi pro quarto dela
    Antes ela dormia no meu quarto na cama dela

    Não sei mais o que é dormir com o meu esposo na mesma cama
    Ou eu ou ele dormindo com ela

    Me ajude

    • Sofro igual a vc e a minha está com 10 anos nao aguento mais …Tenho fortes dores no corpo pq a cama é pequena já tentamos de tudo ..só falta a super nany

  7. Boa noite, minha filha tem 8 anos e possui muito medo de dormir sozinha. Faz manhas, chora, acorda toda hora e bem ao meu quarto me chamar pra dizer que não consegue dormir.
    Não sei mais o que fazer.
    Já levei a neurologista pediatra.
    Faço orações, conto história, dou livros pra ela ler.
    Só que ela não tem nenhum distúrbio pois quando forme com um adulto tem sono profundo.
    O que mais posso fazer?

  8. Minha filha tem 2 anos e 8 meses sempre dormiu no meu quarto porém no berço dela . Agora comprei uma cama pra ela pra ir pro quarto dela dormiu as duas primeiras noites tranquilas a noite toda. Só q de ontem pra hj não quis acordou muito na madrugada não sei o q fazer !‍♀️

  9. Boa noite meu bb tem um ano e 4 meses eu e o pai dele estamos tentando fazer com que ele fique dormindo no quarto dele , porem ele acorda toda hora chorando e querendo peito e fico nessa acordando umas 4 ou 5 vezes na noite pra ir no quarto dele pra fazer dormir novamente . Nao sei mais o que faço pra ensinar a ele a dormir sozinho me ajuda. ? Obg boa noite

  10. Estou com sérios problemas e não sei mais o que fazer… Meu filho tem 10 anos, e desde sempre dormimos juntos, mas fazem 2 semanas que casei e mudamos para uma casa maior e com um quarto somente dele, mas infelizmente desde então não consigo fazer com que durma sozinho, 2 semanas dormindo juntos, pois quando dorme e eu vou para meu quarto ao mesmo tempo ele acorda, ou começa a chorar ou fica caminhando pela casa me chamando, já conversei, o acordei cedo e fizemos atividades, já coloquei uma rotina, e mesmo assim não está adiantando, não sei mais o que fazer, total desespero!! ☹️

  11. Meu filho tem 4 anos tenho o mesmo dilema de todas as mãe acima, mas criança agente vence pelo cansaço elas são persistentes, ele acorda em torno de umas 4 vezes durante a madrugada e vai para meu quarto levanto levo ele até o quarto dele sento na cadeira ou nos pés da cama, até ele durmi, tem noites que ele dorme a noite inteira sem acorda mas a noite que ele acorda levanto e vou pra cadeira até ele durmi tá adiantando na minha cama ele sabe que e proibido, conversei com ele e falei que na cama da mamãe não!

  12. Minha filha tem 5 anos, desde que nasceu dorme comigo e com o pai na cama. Reformamos o quarto dela, deixamos mais aconchegante possível, mas toda noite é quase uma guerra pra ela dormir no quarto dela. Já não sabemos mais o que fazer, já fiz a técnica de sentar na cadeira e aguardar ela dormir, já deitei do lado da cama aguardando ela dormir e nada… ela diz que não consegue pegar no sono porque precisa de ficar apertando a nossa orelha, que sem nossas orelhas, não consegue dormir. Preciso de orientação, estou agora no quarto dela, desde 23h já são 2:10h e ela continua falando que quer orelha e eu aqui, sentada na cadeira, caindo de sono.
    Uma mãe padecendo no paraíso !

  13. Não aguento mais minha filha dormir um pouco até uma certa horário da madrugada e depois n dormir mais se eu n tiver sentada do lado da cama ,estou grávida ainda é pior ela tem 7 anos por favor me ajude.

    • Oi Suelen, imagino como esteja sendo difícil para você essas noites mal dormidas ou pior, sem dormir. Não conheço sua história mas arriscaria dizer que talvez o fato de você estar grávida tenha alguma interferência nisso. Sua filha pode estar pensando mil coisas sobre o irmão ou a irmãzinha que vai chegar e por isso quer sua atenção mesmo durante a madrugada. Vamos fazer mais uma matéria sobre o assunto para tentar ajudar mães como você. Assim que estiver pronta, volto aqui para avisá-la, ok? Abraço, Verônica.

    • Minha filha tem 7 anos e sempre dormiu sozinha só q de agosto pra ca não quer dormi mais no quarto dela sozinha já tentei de tudo conto história antes de dormir oro com ela espero ela dormi só q quando saio ela acorda e não consegue dormi no quarto mais

  14. Meu nome é Juliana! Acabei de me mudar. Casei novamente. E tenho 2 filhas de 6 e 10 anos. A de 10 não consegui dormir sem mim. E eu saio de perto ela acorda. Não sei o que faço.

    • Oi, Juliana, tudo bem? Como disse para Suelen, na resposta acima, não conheço bem a sua história e é difícil ajudar assim, mas penso que talvez o fato de você ter casado novamente e ainda ter se mudado recentemente são fatores que podem de forma inconsciente estar afetando sua filha mais velha. Ela pode estranhar o quarto novo, a casa nova, ou mesmo o casamento.Talvez ela esteja pedindo mais atenção sua. Você já conversou com ela sobre isso? Às vezes, dedicar um tempo só para ela pode fazer com que se sinta mais atendida, valorizada. De toda forma, estamos preparando uma nova matéria sobre isso, volto aqui para avisar quando estiver pronta ok? Um abraço, Verônica.

  15. Meu filho tem 8 anos
    Não consegue adormecer sozinho no quarto dele
    Se for no nosso ele consegue
    E super independente
    Faço todos os passos
    Deixo fazer várias atividades sozinho para ter auto confiança
    Exercicio físico
    Histórias
    Mais nos vence pelo cansaço
    Nossa rotina e ir p a cama as 22hrs
    Se o deixo sozinho no quarto dele p dormir ele não dorme
    Vai a 1hr da manhã r não dorme
    Nos vence pelo cansaço
    Não sei mais o q fazer

    • Oi, Patrícia, tudo bem? Obrigada por compartilhar sua história conosco. Realmente, fazer o filho dormir sozinho é um desafio e isso depende muito de cada criança e de fatores externos a ela. Enquanto algumas crianças dormem sozinhas desde cedo, outras (mesmo as maiores) se acostumam a só dormir se o pai ou a mãe estiverem juntos, mas à medida que crescem a tendência é que mudem esse comportamento. Se interessar, seguem aqui uma série de matérias que falam sobre sono. Abs, Verônica.

      https://cangurunews.com.br/?s=sono
      https://cangurunews.com.br/?s=dormir

  16. Por exemplo eu tenho gêmeos meu G1 acostumou dormir grudado em mim e meu g2 acostumou dormir grudado no pai. Porém o meu G1 acorda muito madrugada, me procurando chorando muito e quando deito do lado dele ele dorme a noite inteira se eu ficar do lado dele. Mas se saio de perto ele acorda e fica chorando, capaz de acordar o prédio inteiro. Eles tem 2 e 3 meses. E essa transição de tirar da nossa cama já tem 8 dias. Porém ainda muito cansativo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui