Seis dicas de como melhorar a noite de sono de seu bebê

527
Bebê dormindo
Para cada idade, há uma média estimada de horas de sono por dia
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Fazer com que bebês com menos de seis meses durmam uma noite inteira pode ser um desafio.  Além das interrupções por conta das mamadas, os pequenos ainda não produzem a melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Por isso, é função dos pais e responsáveis estabelecerem rotinas e hábitos que induzam a criança a dormir, criando hábitos noturnos saudáveis. É o que aconselha a pediatra consultora, Fernanda Catherino. E para ajudar nessa tarefa a profissional separou seis dicas para deixar a hora do sono o mais tranquila possível para pais e filhos. Confira a lista abaixo:

Ambiente calmo: É importante escurecer o quarto do bebê antes de colocá-lo no berço, com cortinas, por exemplo. Essa é uma forma de acostumar o relógio biológico do pequenos à lógica de dia e à noite. Outra dica é tornar o ambiente mais silencioso e calmo para que a criança consiga relaxar. Por isso, antes da soneca, evite brincadeiras que possam despertá-la.

Criar uma rotina: Estabelecer horários para soneca são um hábito saudável. Os pequenos devem se acostumar a se deitar sempre nos mesmos horários, trata-se de uma outra maneira de regular a hora do descanso. Um banho quentinho, uma fralda sequinha e a troca de roupa por um pijama são excelentes formas para estabelecer uma rotina.

Fique atento a choros e resmungos: Não é necessário se levantar por qualquer som emitido pelo neném, principalmente quando estiver ao lado da babá eletrônica. Pois, na maioria dos casos, se não for a hora da mamada ou da troca de fralda, é apenas uma vocalização e ele voltará a dormir. Mas é sempre muito importante ficar atento a choros intermitentes e sinais de que algo pode estar o incomodando.

Deitar no próprio berço: Acostume os bebês a dormirem em seu próprio berço desde os primeiros dias de vida. Não é recomendável embalá-los sempre nos braços, para evitar que isso vire um costume que depois será difícil de desabituar.

Vozes da mamãe e do papai: Ler ou cantar em voz suave e baixa para o pequeno, mesmo que ele tenha meses de vida é uma forma de acalmá-lo e se aproximar dele. Isso porque, a voz dos pais costumam ser reconfortante. Outra boa dica é a técnica da leitura, que induz ao sono e pode ser usada por muitos anos, sem contar que é uma ótima maneira de despertar curiosidade e cultivar o hábito da leitura.

Saúde em dia: Cólicas, resfriados e assaduras podem atrapalhar o sono do pequeno. Então, é necessário sempre se atentar para a saúde do seu bebê, manter consultas regulares com o pediatra e a alimentação saudável pode ajudar para que o bebê e, consequentemente, toda a família durmam bem.

Informações: Nefrarma

Veja também:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui