Hábitos criados pelos pais podem influenciar como bebê ‘pega no sono’

Neuropsicóloga explica que o sono dos bebês está relacionado à autorregulação

1240
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O modo como o bebê “pega no sono” está relacionado à sua autorregulação, que é a capacidade que o ser humano tem de se controlar sem a intervenção de outras pessoas.

Abaixo, Deborah Moss, neuropsicóloga e consultora materno-infantil, explica melhor o assunto e dá orientações em relação ao sono e à autorregulação do bebê. O vídeo é da Phitters, nossa produtora de cursos online. 

Segundo Deborah, o bebê já nasce com a capacidade para chorar pedindo comida quando tem fome e para dormir quando tem sono, o que faz parte da autorregulação. No entanto, em muitos casos, os pais não interpretam corretamente os sinais do bebê. “Mesmo na melhor das intenções, os pais acabam afetando a forma como a criança se regula”, aponta ela.

Tirar o bebê do berço apenas por conta de uma mexidinha ou de um gemido é um exemplo. Afinal, o pequeno pode estar apenas se acomodando. Ao fazer isso, o bebê pode associar outros locais e ações com o sono – e não mais o próprio berço. Assim, o pequeno passa a dormir onde os pais definirem, pois associa o sono ao balanço ao dar uma volta de carro, ao colo dos pais, ao carrinho ou ao ato de mamar, criando uma dependência dessas ações para dormir. 

Leia também – Entretenimento na quarentena: mais brincadeiras com as crianças e gastos com jogos

Mas como fazer para interpretar corretamente os sinais do bebê? Não há uma resposta objetiva. É na tentativa e erro mesmo, afirma Deborah, e não é preciso acertar sempre. “É necessário sensibilidade para poder interpretar as necessidades do bebê, analisando cada choro com calma e sem se desesperar”, diz Deborah. “Essa habilidade vai se estabelecendo aos poucos”, declara. 

Em relação à autorregulação do sono, também não há certo ou errado, mas sim o que funciona para a família. Se o bebê depende de alguém para voltar a dormir toda vez que acorda de madrugada, as perguntas a serem feitas são: quero fazer isso todas as vezes que meu filho acordar no meio da noite? O que estou fazendo permite que meu bebê durma bem? Caso as respostas sejam “sim”, o modo como a família faz ele dormir está funcionando. 

“Você encontrará especialistas que são a favor de os pais ensinarem a autorregulação do sono desde cedo. Como também há especialistas que são contra esse treinamento, que informam não haver pressa, que não há problema o bebê depender dos pais para dormir e que ele irá se autorregular em algum momento. A forma de dormir é uma das muitas decisões que tomará junto a seu filho, de acordo com a personalidade de vocês e o estilo de vida da família”, esclarece Deborah. 

Leia também – Crianças podem ajudar nas tarefas domésticas: veja atividades apropriadas para cada fase

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui