Avós que cuidam dos netos: como conciliar a educação e os mimos

1819
Avós
Avós que cuidam dos netos costumam ajudar inclusive na realização de tarefas escolares
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Para as crianças, a imagem dos avós geralmente está associada a memórias boas – um delicioso prato de comida ou mesmo uma brincadeira divertida. Para os pais, porém, os avós são vistos muitas vezes como aqueles que “atrapalham” a educação dos filhos, ao mimá-los demais e até “estragá-los”, devido ao excesso de agrados. E no caso dos avós que participam ativamente dos cuidados das crianças, podem surgir ainda mais divergências, principalmente, quando vivem todos juntos, o que não raro acontece.

Nas últimas décadas, tem surgido uma nova configuração familiar no Brasil, que consiste em reunir em uma mesma casa três gerações – avós, filhos e netos – ficando, muitas vezes, os idosos incumbidos de educar os pequenos e mesmo de lhes dar suporte financeiro. “Esse suporte pode envolver a coabitação, por exemplo, em situações em que pais abrigam filhas e netos, temporariamente ou não, após o rompimento de uma união conjugal. Ou ainda em casos de desemprego dos pais que acarretam grandes dificuldades de manutenção financeira do próprio domicílio”, indica a pesquisa Arranjos domiciliares multigeracionais: perfil e aportes em domicílios compostos por avós e netos.

Esse avós que assumem o papel de educar as crianças são chamados de “avós cangurus”. “São aqueles que além da parte de diversão, da visita, de querer fazer o prato favorito do neto e relembrar brincadeiras de infância, ficam com as obrigações”, explica a psicóloga clínica e orientadora familiar, Cristiane Rayes, de São Paulo.

Ela diz que nesse contexto a convivência diária pode ser um desafio para muitas famílias, devido à diferença de valores e pontos de vista a respeito da educação das crianças. “Com frequência recebo no consultório queixas dos pais em relação aos avós que dizem frases como: ‘Minha mãe faz tudo errado, não me obedece, está deseducando minha filha, me contradizendo. Só faz o que ela quer'”.

“Minha filha acha que sou uma irmã ou madrinha”, desabafa mãe

É o caso de Carol, nome fictício da mãe solo de Sophia, 10 anos, que pediu para não ser identificada. Ela vive com os pais e conta com a ajuda deles para criar a filha, visto que trabalha fora em tempo integral. “Saio para trabalhar às 8h30 e volto às 18 horas e Sophia come super mal o dia todo. Além disso minha mãe deixa ela dormir até as 10 horas da manhã, sendo que ela deveria acordar mais cedo para estudar e participar das aulas da escola à tarde. Agora, eu faço as tarefas e estudo com ela à noite”, relata a mãe, que diz estar preocupada com a má alimentação da criança e a falta de rotina para as atividades escolares. Ela reclama também do fato da filha ignorá-la e só enxergar os avós como autoridades. “Ela acha que sou uma irmã ou madrinha”, desabafa. A psicóloga comenta que em situações como essa, procurar dialogar com os pais e propor novas soluções pode melhorar muito a dinâmica familiar. A seguir, Cristiane dá uma série de orientações para que a família tenha uma convivência saudável – e as crianças não sejam prejudicadas.

LEIA TAMBÉM: 3 passos para fortalecer a autoestima do seu filho

Como pais e avós podem chegar a um acordo?

Investir na conversa – A psicóloga comenta que em casos de descuido com a alimentação da criança, a avó deve entender as implicações à saúde que a neta pode sofrer pela má alimentação, mas sem ser culpada por isso. Definir culpados nesse processo ou obrigar outra pessoa a agir de determinada maneira, traz sentimentos ruins e gera conflitos muitas vezes desnecessários. “É função da mãe explicar à avó a importância da dieta para a neta, segundo recomendação médica, e expor a ela a importância de sua ajuda nesse processo. Além disso, nessa faixa etária, a criança também está mais consciente sobre a sua alimentação e pode desenvolver o autocontrole.” Segundo Cristiane, à medida que a família inteira toma consciência da necessidade de seguir uma boa alimentação, a avó não ficará com dó da neta, a neta não pedirá bolo no lanche, porque entenderá que não é para comer, e a mãe não culpará a avó”, explica.

“a avó precisa perceber as consequências, mas sem ser culpada por isso”

Entender o outro lado – Cristiane ressalta que os pais também têm de lembrar que nenhuma avó deseja o prejuízo do neto. “Talvez seja a maneira que ela encontrou para transmitir o amor, a forma como ela sabe e sempre fez, até quando educou a própria filha”, afirma. Ela sugere que a mãe procure entender por que a avó age desse modo. “Pode ser que ela não suporte ver a neta frustrada e por isso permite que ela coma o que quer”, diz.

Criar um “plano de ação” em família – A psicóloga destaca que juntas, elas podem desenvolver estratégias para modificar essa dinâmica familiar. Avó e neta podem pensar em um cardápio com pratos saborosos que não prejudicam a saúde, como uma salada que inclua os vegetais aceitos pela criança. A mãe pode assumir a definição do prato do jantar e/ou ficar responsável por fazê-lo em algum dia da semana, escolhendo sempre opções nutritivas. E se houver a possibilidade de fazer alguma refeição na escola, quando as aulas presenciais retornarem, também vale cogitar essa alternativa, que no geral costuma ser saudável. Outro questionamento importante é em relação às compras no supermercado. “Se uma criança está com sobrepeso é porque, na casa dela, há coisas que não se pode comer — e não necessariamente foi a avó que comprou ou fez. Outro adulto pode ter comprado”, alerta Cristiane.

LEIA TAMBÉM: Alimentação das crianças: dicas para seu filho comer melhor durante a quarentena

Seguir os combinados – No caso de crianças que não moram com os avós, não é complicado notar as regras que existem em cada ambiente. Ou seja, o que pode ou não ser feito e quem dita as normas em cada lugar. Porém, quando os netos passam grandes períodos sob os cuidados dos avós, é preciso que haja um acordo entre os adultos e consistência nos combinados para que a criança não se sinta confusa e que nenhum dos cuidadores seja desautorizado.

Acreditar em seu papel de mãe ou pai – Alguns pais podem ter receio de serem vistos como “os chatos da história”, por impor limites aos filhos, e receiam sentir culpa no futuro por isso, mas os pequenos nem sempre compreendem a situação dessa maneira. “Existe o que a gente faz e o que a criança interpreta. E para além disso, a mãe precisa estar segura da função dela”, afirma a orientadora familiar.

Se conectar com a criança – Como sugestão, a psicóloga propõe uma conexão entre mãe e filha. “À medida que eu estou conectada com alguém, eu tenho respeito. A mãe não passa a ser aquela chata que dá ordem só para mostrar autoridade. Ela precisa pôr limite, mas também ser gentil e dar afeto”, sugere. É possível promover essa ligação até nas obrigações rotineiras. “Arrumem a cama juntas, coloquem a mesa juntas… coisas do dia a dia que podem ser legais entre elas”, exemplifica Cristiane.

LEIA TAMBÉM: O que só os avós podem ensinar às crianças

Procurar outras redes de apoio – Contudo, há aqueles casos em que os avós cuidam das crianças, mas desqualificam os pais ou falam mal deles. Assim, é perceptível a falta de respeito e cabe aos pais se questionar por que os filhos estão com os avós. “Se a avó é canguru e esse canguru está protegendo muito e não está deixando que seu filho se desenvolva, arrume outros cangurus. Você não precisa de uma avó, mas de outra rede de apoio ou estender um pouquinho o período da criança na escola”, explica a psicóloga.

Se colocar no lugar dos avós – Além disso, é importante reconhecer quando os avós estão cansados e já não têm mais aptidão física para cuidar dos netos. “Eles têm às vezes essa dificuldade de negar porque acham que é uma falta de amor. Não é! Então nós, como filhos, devemos olhar também para as necessidades dos nossos pais”, lembra a orientadora familiar. Nesses casos, vale a pena buscar a ajuda de uma babá ou, em algum dia da semana, solicitar o apoio de um amigo ou outro membro da família que possa cuidar da criança.

Entender a diferença de papeis – Mais importante do que isso é lembrar que os netos são fonte constante de alegria e amor aos avós. Eles ajudam a se sentir ativos, vitais e produtivos. “Muitas vezes os avós são cúmplices dos netos, então permitem que façam o que querem porque possuem uma relação de entrega e de amor, e não uma relação de limitação, de regra, de dia a dia”, afirma Cristiane.

LEIA TAMBÉM: Fotos e histórias da família são uma ótima forma de se conectar com as crianças

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui