3 passos para fortalecer a autoestima do seu filho

É a interação com os pais que forma pensamentos saudáveis ou limitadores nas crianças. E são estes pensamentos que irão influenciar a formação de sua autoestima

669
3 passos para ajudar a fortalecer a autoestima do seu filho; imagem mostra mãe com filho no colo beijando sua testa
É importante que os pais transmitam confiança e afeto aos filhos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A família tem um papel muito importante no desenvolvimento das capacidades psicossociais da criança, ou seja, nas relações que ela mantém com a sociedade. É no contato com a família que a criança se sente amada e aceita e é isso que vai determinar a sua visão de si mesmo.

Por esse motivo, podemos dizer que os pais ou responsáveis têm grande influência sobre o futuro dos filhos, sendo capazes de transformá-los em vencedores ou fracassados. É a interação com os pais que forma pensamentos saudáveis ou limitadores nas crianças. E são estes pensamentos que irão influenciar a formação de sua autoestima. E são estes pensamentos que irão influenciar a formação da autoestima da criança.

Se ela entende inconscientemente que não é aceita, que não atende às expectativas dos pais, passa a desenvolver uma ruptura em sua estrutura emocional. Ela entende que não é merecedora do amor incondicional e isto pode acompanhá-la na fase adulta, tornando-se um adulto inseguro, indeciso e com muita dificuldade de interação.

LEIA TAMBÉM: Sua autoestima pode impactar a do seu filho

São pequenos gestos, palavras ou atitudes acerca da aparência física, comportamento e desempenho em atividades escolares ou recreativas. São as comparações com irmãos ou amigos, são as críticas na aparência ou mesmo uma bronca enorme diante de um erro cometido.

Não estou dizendo aqui que não podemos dar uma bronca ou repreendê-los. Sim devemos corrigi-los, mas de forma construtiva ao seu desenvolvimento. De nada  adiantará, repreendê-lo bruscamente porque deixou cair o copo com suco no tapete. Dependendo da forma como você falar, ela não vai entender que foi um acidente e que pode acontecer com qualquer pessoa, mas sim que é incapaz de fazer algo correto.

LEIA TAMBÉM: Você sabe a diferença entre elogiar e encorajar o seu filho? Veja o que diz a Disciplina Positiva

Então, se você quer que seu filho tenha uma boa autoestima e autoconfiança, precisa começar a trabalhar isso desde cedo. Para tanto, recomendo alguns passos:

1º passo: Transmita confiança e afeto. Não o limite dizendo: “Você não vai conseguir”. Incentive-o afirmando que ele é capaz, que não é preciso desistir, que ele pode conseguir. A criança que se sente amada e principalmente valorizada, terá sua autoestima muito mais fortalecida. Ensine-a a agir por conta própria, nem sempre você estará por perto para fazer tudo a ela. Ela precisa sentir que é capaz de realizar.

2º passo: Estimule a superação. Evite comparações. Estimule seu filho a se comparar com o que ele foi ontem e não com os outros. Ensine a ele que é preciso que ele seja melhor do que ele foi ontem.

3º passo: Ouça a criança. Toda criança precisa ser ouvida. Isso é importante para que desenvolva a sua autoestima de forma adequada. Ela precisa expressar o que sente, precisa participar das decisões que envolvam questões relacionadas a ela.

Toda criança precisa ser ouvida. Isso é importante para que desenvolva a sua autoestima de forma adequada.

As crianças precisam que seus pais ou responsáveis as apoiem e as incentivem em tudo o que fazem. Eles precisam sentir que estão sendo apoiadas, seja com algo bom que fizeram ou com algo nem tão bom assim. Não importa, elas precisam entender que há um porto seguro. Pode parecer bobagem para você, mas para a criança, uma simples palavra de incentivo ou uma orientação adequada serão determinantes para que se tornem adultos bem-sucedidos em todos os aspectos.

LEIA TAMBÉM: O que autoestima tem a ver com criatividade?

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Andrea Romão
Andrea Romão é psicóloga há mais de 20 anos, pós-graduada em Gestão de Pessoas, com certificações internacionais em Coaching, Programação Neurolinguística, Neurociência e EFT (Emotion Freedon Tecniques). Há dez anos, trabalha com reeducação emocional, ajudando adultos e crianças a entender e lidar com as suas emoções.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui