‘Escolha quem abraçar, porque abraço faz falta’

"Abraço nos primos, nos tios, nos avós. Que saudade dos abraços. Cansados de amar de longe, fomos para a fazenda recarregar as energias", conta Bebel Soares

787
O abraço: 'Escolha quem você quer abraçar, porque abraço faz falta'; imagem mostra mãe e filha se abraçando em meio ao campo com o por do sol ao fundo
"Abraço nos primos, nos tios, nos avós. Que saudade dos abraços", conta Bebel
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Meses que parecem décadas. Trancados em casa. Cansados de tudo. Sem motivação. Nós sentimos, as crianças sentem mais. A falta dos amigos. A falta dos esportes. A falta da socialização. A demasia de pai e mãe. Excesso de tempo de tela. Tédio. Tudo pede pausa. Recesso.

Cansados, fomos para a fazenda. Recarregar as energias, mudar de ares. Viver o que não se vive na cidade. Chupar jaboticaba no pé. Andar a cavalo. Caminhar na estrada de terra, catalogando flores e frutas. Passar pela plantação, brincar que é abobrinha, beringela, jiló. Fazer pose de espantalho.

Abraço nos primos, nos tios, nos avós. Que saudade dos abraços. Cansados de amar de longe, foi possível amar de pertinho.

A vida só tem caminhos de ida. Não tem caminho de volta. A gente pode escolher a direção, mas nunca pode voltar. A gente vai desenhando sem borracha. Fazendo nossas escolhas.

Cansados, fomos para a fazenda. Chupar jaboticaba no pé. Andar a cavalo. Caminhar na estrada de terra, catalogando flores e frutas.

LEIA TAMBÉM: Cris Guerra: ‘Entre mãe e filho, são sagradas essas terras de encontro’

Pandemia deixa a gente se sentindo mais sozinho. Como dizia o poeta Vinícius de Moraes, “A vida é a arte do encontro”, mas a covid-19 trouxe o desencontro. O distanciamento. Escondeu nossos rostos atrás de máscaras. Nos afastou da família, dos amigos. Desses amores.

Não deu para acompanhar de pertinho os sobrinhos crescendo. Um dentinho caindo. Uma voz engrossando. O primeiro sutiã.

E quando a gente consegue chegar pertinho, sentir o cheirinho do bebê que já bate palminhas e balbucia suas primeiras palavras, a gente se sente tão em casa, tão confortável, que transborda. Alegria de uma semana. Acordando com o canto dos passarinhos, e o galo que nunca acerta a hora. Dormindo ouvindo o som dos sapos na lagoa.

Energia renovada, voltamos para casa. De volta à rotina. Esperando pela volta às aulas presenciais, com tantos protocolos. Em casa seguimos amando de longe, os amigos, os colegas da escola, os professores, a família. Amar de longe é mais seguro. Melhor que viver chorando por um amor levado pelo vírus.

Amar de longe é mais seguro. Melhor que viver chorando por um amor levado pelo vírus.

Escolha quem abraçar, porque abraço faz falta. Quando o abraço faltar, mande uma mensagem, faça uma ligação por vídeo. Abraço virtual não é a mesma coisa, mas ajuda bastante. Vivendo um dia de cada vez, aproveitando cada gotinha de felicidade. Melhor que viver de saudade.

LEIA TAMBÉM: Durante quarentena, por que nosso cérebro sente tanta falta de abraços?

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui